A arte retorna à Casa da Guia

exposição pós pandemia do coronavírus

Exposição coletiva segue todas as orientações da DGS

Nesta quarta (1), pelas 17h30, o emblemático Palacete da Casa da Guia recebeu obras de artistas portugueses e brasileiros para a inauguração da exposição coletiva “Janelas da arte“. A inauguração contou com a presença de alguns artistas e convidados, bem como do público presente na Casa da Guia, atraídos também pelo som do violão que vibrava pela varanda do Palacete durante a abertura. Confira o registro da inauguração:

 

 

Para visitar a exposição “Janelas da arte“, instalada nas paredes do rés de chão e do 1º piso do Palacete, é obrigatório o uso de máscara. Para além disso, há um dispensador de álcool gel instalado na parede à direita, logo na entrada principal do Palacete, para desinfecção das mãos. A cumprir todas as normas de segurança da Direção Geral de Saúde – DGS, a exposição fica patente até o final de julho de 2020.

A realização da exposição é uma parceria da R.Rodyner Gallery e da InPort – Angela de Oliveira e Marcelo Horta. No total são 46 artistas, portugueses e brasileiros, que participam da exposição “Janelas da arte“. Os temas e técnicas, abordadas nas pinturas e fotografias para a exposição, variam do sacro ao abstrato, no entanto, a exposição é resultado do projeto “Janelas e portas da Alma”, que conta com a participação ativa de Pietra Junqueira, brasileira residente em Barcelona.  

Os artistas participantes são: Alcira Morais, Alex Allen, Alina Fonteneau, Angela de Oliveira, Arlita Angrizani, Bartira Coutinho, Carmem Nicoli, Chris Contreiras, Cibele Pilla, Cláudia Ferro, Delly Figueiredo, Di Miranda, Edith Marchi Pudles, Edna Carla Stradioto, Eliane Mezari, Francisco Antunes, Isabel Alcoléa, Isabel Samirra, Jeannine Krischke, Lea Zumpano, Liane Briand, Lionizia Goyá, Luciana Otoch, Lulla Oliveira, Lupércio Manoel e Souza, Marcelo Horta, Mariana Bonami, Marileusa Reducino, Mario Chrispim, Mauro Kersul, Nelson Baibich, Neno del Castillo, Neuza Petti, Rafael Tristão, Regiane Martinez, Regina Cheida, Rosana Amato, Rosy Jesus Vaz, Silvaney Vasconcelos, Sonia Salcedo, Sonia Talarico, Sylvia Borba, Telma Falck, Teresa Faria, Veralu e Zanne Neiva. 

Embora a inauguração já tenha acontecido, a exposição ganhará mais obras de novos artistas na próxima sexta, dia 13 de julho. Uma oportunidade para visitar a exposição novamente. 

 

“Janelas da arte” na Casa da Guia

Até o final de julho, a seguir todas as orientações da DGS, como o uso obrigatório de máscaras dentro do Palacete da Casa da Guia, o programa em conjunto com a exposição inclui outras atividades aos sábados, como pintura ao ar livre e a possibilidade de ressignificação de peças pelos artistas presentes, bem como pinturas em máscaras.

No último dia do mês, acontecerá o lançamento da antologia poética do projeto e de cds.