Um programa a não perder no CCB

tai chi chuan ccb

Tai chi chuan, Showcooking com ingredientes inusitados, cinema e música animam o Centro Cultural Belém no VERÃO – O Melhor dos Mundos Possíveis

A partir desta sexta (14), o Centro Cultural Belém – CCB recebe um programa com música, cinema, gastronomia e Tai Chi Chuan para toda a família e amigos. Esta é apenas uma parte da programação de 14 a 16 de agosto no CCB.

Cinema

Na sexta (14), o filme de 130 minutos Vertigem Azul (1988), de Luc Besson, é apresentado pelas 21h30. A entrada custa 5€ e o filme e para maiores de 12 anos. O filme conta a história de dois mergulhadores que começa no final dos anos 1950 quando, mesmo na infância, Jacques e Enzo Molinari disputavam recordes de mergulho em alto mar no Mediterrâneo. Vinte anos depois, eles são os principais concorrentes do campeonato de mergulho livre. Este é um retrato de dois homens amarrados ao mar e também do amor entre Jacques e a sua mulher da terra, Johanna. Vertigem Azul, um conto de amizade e romance.

vertigem azul ccb

Tai Chi Chuan

No dia seguinte, sábado (15), pelas 10h, no Jardim da Pedra, Mafalda Costa e a Escola de Bambu oferecem Tai Chi Chuan logo pela manhã, com entrada livre. No total do programa são cinco aulas de Tai Chi Chuan que vão permitir desenvolver uma pequena sequência de 18 movimentos, que poderá praticar no futuro. A prática do Tai Chi Chuan é considerada uma forma de prevenção e manutenção de saúde, pois diminui a tensão arterial, reduz o stress e a ansiedade, fortalece músculos e articulações, desenvolve a concentração e o foco, estimula o sistema nervoso e neurológico.

tai chi chuan no CCB grátis

Showcooking

No mesmo dia (15), pelas 11h30, o Chef Pedro Monteiro apresenta o Showcooking Comidas do Mundo com Ingredientes Inusitados, no mesmo local do Tai Chi Chuan, o Jardim da Pedra. Pedro Monteiro, nascido e criado em Minas Gerais (Brasil), descobriu a paixão pela cozinha com a sua avó. Formou-se em Gastronomia no Brasil e, mais tarde, mudou-se para Lisboa para fazer um mestrado em Ciências Gastronómicas. Transformou-se em mestre cervejeiro e hoje é chef da cozinha da fábrica de cerveja MUSA.

chef pedro monteiro lisboa

Concertos

Dois concertos embalam as noites do final de semana na Praça do CCB. Sempre pelas 21h e com entrada a 5€, no sábado (15), a banda Sensible Soccers apresenta-se ao público. Os Sensible Soccers estrearam-se em 2011 e desde então passaram pelos maiores palcos nacionais, construindo uma sólida base de seguidores. Fora de portas, o impacto foi também crescente, tendo atuado em Espanha, França, Inglaterra e Holanda. Em 2014, lançaram 8, o primeiro disco de longa-duração. Villa Soledade, o segundo álbum, surgiria em 2016 e, em 2019, Aurora, disco produzido por B Fachada. A crítica é unânime nos elogios e os Sensible Soccers são hoje uma das bandas portuguesas mais importantes da última década.

No domingo (16), é a vez da banda Ensemble Palhetas Duplas com Música para os Reais Fogos de Artifício. Ensemble Palhetas Duplas, criado em 2005, por iniciativa do oboísta Francisco Luís Vieira, é um conjunto instrumental de sonoridades particularmente homogéneas: oboé, corne inglês, oboé de amor fagote e contrafagote. No CCB apresentam-se com o maestro convidado Francisco Sequeira com um programa que parte da Música para os Reais Fogos de Artifício, de Händel, e abrange ainda obras de Jean-Baptiste Lully, Astor Piazzolla, Henry Purcell​ e Carlos Seixas.

Exposição

Para além das atividades do programa VERÃO – O Melhor dos Mundos Possíveis, o CCB ainda conta com uma exposição de arte até 12 de setembro O Mar É a Nossa Terra – A construção sensível da linha de costa. Com  curadoria de André Tavares e Miguel Figueira, na Garagem Sul – Exposições de Arquitetura, em vez de considerar a água como limite ou espaço de confronto, a exposição O Mar É a Nossa Terra mostra como o mar pode e deve ser um parceiro na construção da terra. Pode agora percorrer a exposição acompanhado de um áudio-guia acessível por telemóvel (recomendamos que traga auscultadores). Para os mais novos, desenhámos um «atividário», um conjunto de desafios e quebra-cabeças que levam a descobrir os segredos escondidos na linha de costa.

Para conferir todo o programa Verão: O Melhor dos Mundos Possíveis, acesse aqui!