A 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2020 regressa com uma edição completamente online e gratuita para o público em território brasileiro
Começa nesta sexta (28) de agosto e se estende até 10 de setembro a 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2020. Este evento tem a sua versão este ano online e gratuita graças ao apoio da Embaixada da Itália do Brasil, os Consulados Gerais e os Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro e o Consulado de Belo Horizonte, assim como o patrocínio da Generali Seguros.
Os mais interessantes filmes italianos dos últimos anos estão à disposição para todos que apreciam a cinematografia do país. Grandes sucessos da comédia, filmes premiados nos principais festivais internacionais, documentários e animação, são filmes para todos os gostos e, muitos deles, exibidos pela primeira vez em várias parte do mundo. Estão todos disponíveis através do nosso site e da plataforma Looke.
OS FESTIVAIS FALAM ITALIANO
Com uma seleção de filmes que participaram e foram premiados nos principais festivais internacionais como Veneza, Berlim, Cannes, Locarno e Toronto, podem viajar entre as magníficas interpretações de Luca Marinelli em Martin Eden e em Uma Questão Pessoal dos mestres Paolo e Vittorio Taviani, assim como seguir o melodrama pop de Sergio Castellitto (Fortunata) ou os últimos anos de vida de uma artista como Nico, dos Velvet Underground (Nico 1988). E para quem gosta também de viajar com a fantasia não pode perder o belíssimo A Gata Cinderela!
AS GRANDES COMÉDIAS
Uma das características dos italianos é gostar de rir e saber rir de si mesmos. Esta coleção de comédias de grande sucesso demonstram que se pode brincar com as próprias fraquezas e as incongruências da própria sociedade, tornando esta análise em uma fonte de riqueza e auto estima.
A idade que avança e torna os heróis em patéticos avôs (Os Mosqueteiros do Rei), a onipresença da religião católica e a necessidade de fugir dela (Bendita Loucura), os estereótipos invertidos entre os intelectuais de esquerda e o povinho dos bairros (Como Um Peixe Fora D’Água) e a dificuldade de ser pais em uma sociedade moderna como a nossa (E Agora? A Mamãe Saiu de Férias!)
LA FAMIGLIA
Com um papel absoluto de protagonista na cultura e na vivência italiana, a família foi sempre uma das temáticas mais fortes dentro do cinema italiano.
Na Festa está servida em várias declinações. A mulher que luta contra tudo e todos para manter-se junta aos próprios filhos (Fortunata) ou a mãe que vai de férias e deixa o pai cuidar da casa e da prole com resultados desastrosos (E Agora? A Mamãe Saiu de Férias). A nostálgica e poética procura da união familiar no belo e autobiográfico O Sonho de Uma Família ou a constituição de uma comunidade familiar não só através de laços parentais, como no entusiasmante A Vida em Família.
A ITÁLIA DE HOJE
Uma viagem através da Itália moderna, provavelmente muito diferente dos postais turísticos e dos estereótipos que tanto nos fizeram famosos no estrangeiro. Um Itália não sempre bella mas uma Itália verdadeira.
O mundo superficial e efêmero de uma estrela de futebol, incapaz de reconhecer que ele também precisa de um guia (Desafio de Um Campeão). A inteligente sátira de Daniele Luchetti (inspirada na vida de Berlusconi) sobre uma sociedade onde só a riqueza tem valor (O Rei de Roma). A construção social do próprio gênero, e o que isso pode significar, na Itália contemporânea e homofóbica (Normal) e, enfim, a autoanálise da própria juventude dentro de um contexto marginal no belíssimo Selfie.
ALTRE VISIONI
Um cinema que percorre diferentes trajetórias à procura de linguagens alternativas e surpreendentes. Na Itália também tem isso.
A Passagem, uma falsa reportagem de guerra, constituída por fragmentos de diários, cartas e imagens de arquivo que compõem a odisseia do “Milite Ignoto” o soldado sem cara e nome que atravessou as batalhas do século breve sem nunca voltar para casa. A hibridação formal entre ficção e documentário em O Aprendizado, o inquieto ponto de vista de Selfie, o olhar líquido e transversal dos gender studies de Normal e enfim o enorme trabalho sobre o tempo e a sua percepção em Martin Eden.
UM MISTÉRIO PARA DESVENDAR NA FESTA DO CINEMA ITALIANO
Se o cinema é a arte da luz, também o é da sombra. Quatro filmes onde há sempre algo escondido atrás da cortina.
O thriller de investigação onde nada é o que aparece (Testemunha Invisível), o fascínio pelo duplo numa barroca e fantasmática Nápoles (Napoli Velada), o segredo atrás de uma história e de uma pintura (O Caravaggio Roubado) e afinal o sombrio que se esconde atrás de uma severa educação (O Aprendizado)
CINEMA POR LER
A Literatura sempre foi uma importante fonte de inspiração para o Cinema. Com estes filmes, voltamos então a folhear os clássicos de Jack London (o romance de formação Martin Eden) e de Alexandre Dumas (numa divertida interpretação dos Três Mosqueteiros com Os Mosqueteiros do Rei) ou podemos descobrir um grande nome da literatura italiana dos anos 1900 com Cesare Pavese (Uma Questão Pessoal) ou com Giambattista Basile, o inventor da fábula moderna (A Gata Cinderela)
SAIBA COMO ACESSAR O 8 1/2 FESTA DO CINEMA ITALIANO 2020
São 20 filmes do melhor do cinema italiano contemporâneo que poderão ser vistos durante 2 semanas apenas para o público situado no território brasileiro, que ainda cumprem quarentena. Para acessar clique aqui.