Imersão na obra de Costa Pinheiro.

Bruno Marques lança o livro “Cartas Fora do Baralho. Retratos Imaginados de Costa Pinheiro.”

D. Sebastião (1965) – Costa Pinheiro

Com uma obra singular, António Costa Pinheiro trouxe sua percepção de Portugal em sua arte. Cinco anos após sua morte, Costa Pinheiro segue inquietando quem estuda sua obra. Dia 02 de outubro no São Roque too – Antiguidades e Galeria de Arte, ocorrerá a mesa-redonda “Volta a olhar Costa Pinheiro” e o lançado do livro “Cartas Fora do Baralho. Retratos Imaginados de Costa Pinheiro.” do investigador integrado no IHA no grupo CASt, Bruno Marques. A mesa redonda contará com a participação ilustre de Bernardo Pinto de Almeida, Jorge Martins, José Gil e Margarida Acciaiuoli e moderação de Silvia Chicó.

Integrado a programação da Exposição Reis, Damas e Valetes – O imaginário de Costa Pinheiro, o evento traz uma oportunidade para uma imersão na obra deste icônico artista da arte contemporânea portuguesa. Costa Pinheiro aborda de maneira única grandes personalidades da história portuguesa na série dos Reis, a fortalecer um aura de mitológica em suas narrativas. Obras densas que promovem uma análise conceitual que reflete uma poética visual características das tendências contemporâneas e do trabalho artístico de Costa Pinheiro.

“Na série dos Reis, Costa Pinheiro desvirtua uma amálgama de signos provenientes da estatuária, da heráldica e da iconografia das cartas de jogar, em função de um jogo poético que confunde ironicamente lenda, memória e história no mesmo horizonte de representação.” Bruno Marques.

Venham conhecer, ver, sentir, debater e se apaixonar pela obra de Costa Pinheiro no São Roque too Antiquário e Galeria de Arte, a não perder.

INFO
Dia 02 de Outubro
Cartas Fora do Baralho. Retratos Imaginados de Costa Pinheiro
Lançamento do Livro – 17:30h
Voltar a Olhar Costa Pinheiro.
Mesa-redonda – 18:45h
São Roque too – Antiguidades e Galeria de Arte
Local: Rua de São Bento, 269 | 1250-219 Lisboa
Contactos: [email protected] | www.antiguidadessaoroque.com