Bach no penúltimo concerto do Ciclo Recitais Santa Casa

O Ciclo transmite músicas exclusivas de câmara, ainda não vistas pelo público. Hoje há Bach pela classe de flauta de Nuno Inácio e piano de Alexei Eremine.

Devido às restrições que se vivem durante este período de exceção, o Ciclo Recitais Santa Casa adaptou-se, para continuar o compromisso com a cultura nacional, ao formato de transmissão online, com recitais exclusivos e gratuitos. O programa está inserido na parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, desde 2018.

Neste sábado (6), pelas 21 horas, o Ciclo apresenta o penúltimo concerto onde será possível conhecer melhor a classe de flauta do professor Nuno Inácio. Os jovens flautistas são acompanhados ao piano pelo pianista Alexei Eremine, também ele um nome que se distingue no quadro docente da ANSO.

 

Johann Sebastian Bach, com Flauta e Piano

Desde que abriu portas, em 1992, a Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) já diplomou mais de quatrocentos músicos nas opções de licenciatura em Instrumentista de Orquestra, Direção de Orquestra e Piano para Música de Câmara e Acompanhamento. Para lá da Orquestra Académica Metropolitana, os seus alunos juntam-se todos os anos letivos em formações mais pequenas que se apresentam em público sob a chancela dos Jovens Solistas da Metropolitana.

 

CICLO RECITAIS SANTA CASA | Jovens Solistas da Metropolitana

J. S. Bach – Sonata em Sol Menor, BWV 1020 (1)
J. S. Bach – Sonata em Mi Menor, BWV 1034 (2)
J. S. Bach – Partita em Lá Menor, BWV 1013 (3)
J. S. Bach – Sonata em Mi Bemol Maior, BWV 1031 (4)
J. S. Bach – Sonata em Lá Maior, BWV 1032 (5)

Flautas
Ana Clara Sousa (1)
Raquel Varela (2)
Janete Silva (3)
Hélio Santos (4)
Carolina Rosa (5)

Alexei Eremine*, piano

*Professor da Licenciatura em Música da Academia Nacional Superior de Orquestra

 

Quarteto Para o Fim do Tempo

Para a última apresentação do programa, O Quarteto Para o Fim do Tempo apresenta composição camerística, datada de 1941, do francês Olivier Messiaen, no dia 13 de março, pelas 21 horas.

«Naquela noite fria de janeiro de 1941, amontoados nos bancos do barracão N.º 27, ouvimos – alguns levados por um entusiasmo inesperado, outros como que incomodados por ritmos e sons a que não estavam habituados – o nascimento daquilo que Messiaen desejava que fosse “um grande ato de fé”.» Foi assim que, anos mais tarde, um dos prisioneiros do campo de concentração nazi Stalag XIIIA recordou a primeira vez em que o Quarteto para o Fim do Tempo foi tocado. Olivier Messiaen afirmou no final da vida que nunca a sua música foi escutada tão atentamente como naquele dia.

RECITAIS SANTA CASA
————————-

QUARTETO PARA O FIM DO TEMPO
Solistas da Metropolitana

O. Messiaen – Quatuor pour la fin du temps

Nuno Silva, clarinete
Ana Pereira, violino
Nuno Abreu, violoncelo
António Rosado*, piano

(*) Artista Associado da Metropolitana 2020/2021

 

Anteriores do Ciclo Recitais Santa Casa

No concerto inaugural, realizado em 6 de fevereiro, a proposta recai para o Quinteto com Piano de Schumann, de 1842, ano em que o compositor dedicou bastante do seu trabalho à música de câmara. É geralmente apontado como o seu mais importante contributo para o repertório camerístico.

Solistas da Metropolitana | Recitais – QUINTETO COM PIANO DE SCHUMANN (6/2/2021)

 

 

 

Solistas da Metropolitana | Recitais -SCHUBERT, BEETHOVENE CLÁUDIO CARNEYRO (13/2/2021)

 

Com a invulgar formação de um duo que junta violino e contrabaixo, este programa dos solistas da Metropolitana presta homenagem a Astor Piazzolla, o extraordinário músico argentino que morreu em 1992.

Solistas da Metropolitana | Recitais – Astor Piazzolla (20/2/2021)

 

Nesta apresentação, os solistas da Metropolitana interpretam duas obras concertantes do século XVIII que colocam em destaque esse som inconfundível. Tocam depois duas suítes orquestrais de Georg Phillipp Telemann.

Solistas da Metropolitana | Recitais – Trompetes, Tímpanos e Cordas

 

Fonte: Santa Casa Misericórdia de Lisboa