Concurso Lusófono da Trofa 2021 premia conto e ilustração

Na edição deste ano, autores dos países de língua oficial portuguesa e sem livros publicados também podem participar. Candidaturas para o Concurso Lusófono da Trofa podem ser feitas até 31 de maio.

Em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o pelouro da Cultura, a Câmara Municipal da Trofa promove uma nova edição, com novidades no regulamento, do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo.  A iniciativa tem como objetivos promover a escrita criativa, bem como valorizar a expressão literária; criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita; divulgar autores de países de língua oficial portuguesa e promover a ilustração na literatura infantil.

A edição de 2021 destaca-se por algumas novidades face às edições anteriores. Este ano, podem participar autores com ou sem livros publicados e passam a existir apenas dois prémios: o Prémio Matilde Rosa Araújo, para melhor conto, no valor de 2500 euros e o Prémio Ilustração, para a melhor ilustração, no valor de 2 mil euros. Para efeito de publicação, o vencedor do Prémio “Melhor ilustração” ilustrará o conto vencedor do Prémio “Matilde Rosa Araújo”.

A data limite de entrega de trabalhos é até dia 31 de maio. Os trabalhos podem ser entregues em mão na Casa da Cultura da Trofa, até às 18h00; via correio, através de carta registada com aviso de receção, ou ainda, no caso de quem está num país da CPLP, para o Centro Cultural Português do respetivo país, conforme consta no regulamento.

O concurso destina-se a cidadãos maiores de 18 anos, naturais dos países de língua oficial portuguesa (Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor) ou naturalizados, independentemente do país do mundo onde residam. Podem também participar cidadãos estrangeiros, com situação de permanência legalizada há mais de 2 anos em qualquer um dos países da CPLP.

A cerimónia de entrega de prémios será realizada em data, hora e local a anunciar pela organização, através dos canais oficias de comunicação.

O regulamento completo pode ser consultado AQUI ou em www.instituto-camoes.pt .

 

concurso lusófono da trofa 2021