Abertura da exposição ‘PORTRAITS’ do artista premiado Fábio Colaço

fabio colaço

São 30 retratos de líderes mundiais que o artista Fábio Colaço inaugura em sua primeira exposição individual na Galeria Nave nesta quinta.

Nesta quinta (8), a exposição “Portraits”, do artista Fábio Colaço, é inaugurada na Travessa do Noronha. Com curadoria de Mercedes Cerón, o artista, premiado pelo Museu das Artes e Arte Jovem Fundação Millennium BCP, apresenta a sua primeira exposição individual.

São ao todo 30 pinturas de líderes mundiais, que marcam um ponto de partida para o questionamento do estatuto das figuras de poder e o lugar que estas ocupam na sociedade. A exposição fica patente até 29 de maio de 2021. 

A série “Portraits” (2021) é composta por um conjunto de retratos de líderes de diferentes partes do mundo pintados a óleo sobre tela. Se o retrato é um assunto sério, é neste ponto que o artista apresenta um jogo de ambiguidades visuais que nos força o olhar e avalia o referencial do espectador. Imagens vistas através de um ecrã desfocado, que parecem entrar num processo de desmaterialização contra qualquer naturalismo, isto é, um espaço em que todo o acontecimento dá lugar a um espaço potencial, o retrato de um líder, ou do que julgamos que possa ser um líder, pois entre os 30 retratos, o artista brinda-nos com a ironia de figuras fictícias imaginadas por ele.

“na arte, tanto na pintura como na música, não se trata de reproduzir ou inventar formas, mas de captar forças.”
Francis Bacon – Lógica da sensação, Gilles Deleuze 1981

Mercedes Cerón, directora artística 


PORTRAITS’ de Fábio Colaço
8.04 __ 29.05.2021

Curadoria, Mercedes Cerón

Galeria Nave
Travessa do Noronha, 11B | 1250-168 Lisboa
Seg a Sex 12-19h | outros horários por marcação