Ciclo de Conferências de Arquitetura Campo Comum em CCBDigital

Arquitetura

O primeiro evento deste ano do ciclo Campo Comum atenta na produção de arquitetura em edições impressas. Aqui considera-se a arquitetura como pensamento estratégico, entendimento crítico de condições distintas e contraditórias, sintetizadas em diferentes formatos, entre eles a investigação escrita e a produção teórica e discursiva. São convidados Maria Giudici, fundadora da plataforma de edição Black Square, e o arquiteto espanhol Moisés Puente, fundador da Puente Editores.

A conferência realiza-se exclusivamente em versão de transmissão online em direto (live streaming) e será em inglês sem legendagem.

 

Maria Sheherazade Giudici concluiu o doutoramento na Universidade de Delft em 2014; a sua tese, A Rua como Projeto: O Espaço da Cidade e a Construção do Sujeito Moderno, é uma crítica da ideia contemporânea de espaço público e uma tentativa de repensar o «vazio entre os edifícios» como objeto de intencionalidade política e arquitetónica. Em 2011, associou-se a Pier Vittorio Aureli como Studio Master of Diploma na Unidade 14 da Architectural Association. Fundou ainda a plataforma editorial e educativa Black Square e é editora da AA Files desde 2019.

 

Moisés Puente é arquiteto, editor e curador espanhol. Trabalhou como editor na Gustavo Gili entre 1998 e 2020, nomeadamente na revista 2G, que hoje dirige para a editora alemã Walther König. Em 2016, fundou a editora independente Puente Editores, especializada no ensaio de arte e arquitetura contemporâneas. Em 2010, recebeu o Prémio FAD de Reflexão e Crítica. Na sua obra mais recente, Cháchara and other stories of architecture (Caniche, 2020), envereda por uma análise da obra de arquitetos consagrados e põe em contexto os novos valores da arquitetura contemporânea, lançando simultaneamente uma crítica acutilante ao discurso crítico vazio dominante nos dias de hoje.

 

Ciclo de Conferências de Arquitetura Campo Comum

Maria S. Giudici + Moisés Puente

#3 Edições de Arquitetura

22 abril, quinta-feira, às 18h30, livestreaming em #CCBDigital

Uma coprodução CCB/Trienal de Arquitetura de Lisboa.

 

Compra aqui o bilhete!