Quarteto Wihan & Miguel Borges Coelho unem-se em concerto matinal

Miguel Borges Coelho

O Quarteto Wihan formação de música de câmara natural da República Checa, apresentará no Pequeno Auditório do Centro Cultural Belém – CCB obras de três grandes compositores de diferentes séculos (Joseph Haydn, Robert Schumann e Leoš Janáček) com estilos de composição completamente distinto entre si.

A forma como Haydn cria um mundo brilhante e enérgico em constante mudança, com o tema inesquecível da Cotovia que aparece e desaparece, e completamente diferente da música complexa e intensa, quase intima, como diz o titulo da composição, escrita por Janaček para refletir a sua longa amizade com Kamila Stosslova, e ambas são completamente diferentes da maneira como Schumann combina cordas e piano, ao abordar a dinâmica de cada instrumento para criar música de câmara com uma sonoridade quase sinfónica. Mas todos eles tem algo em comum – os três compositores mostram as suas proezas técnicas em composições com uma grande energia expressiva, criando uma música envolvente e imortal.

O quarteto juntar-se-á ao pianista português Miguel Borges Coelho na interpretação do Quinteto com Piano em Mi Bemol Maior, op. 44, de Robert Schumann.

 

QUARTETO WIHAN & MIGUEL BORGES COELHO

CCB • 25 ABRIL • DOMINGO • 11H00 • PEQUENO AUDITÓRIO

 

PROGRAMA

Joseph Haydn (1732-1809) Quarteto de Cordas em Re Maior, op. 64, n.o 5, A Cotovia

Leoš Janáček (1854-1928) Quarteto de Cordas n.o 2, Cartas Íntimas

Robert Schumann (1810-1856) Quinteto com Piano em Mi bemol Maior, op. 44

Parte I

Joseph Haydn (1732-1809) Quarteto de Cordas em Ré Maior, op. 64, n.º 5, A Cotovia

  1. Allegro moderato
  2. Adagio cantabile
  3. Menuetto. Allegretto
  4. Finale. Vivace

Leoš Janáček (1854-1928) Quarteto de Cordas n.º 2, Cartas Íntimas

  1. Andante – Con moto – Allegro
  2. Adagio – Vivace
  3. Moderato – Andante – Adagio
  4. Allegro – Andante – Adagio

 

Parte II

Robert Schumann (1810-1856) Quinteto com Piano em Mi Bemol Maior, op. 44

  1. Allegro brillante
  2. In modo d’uma Marcia, um poco largamente
  3. Molto vivace
  4. Allegro ma non troppo

 

QUARTETO WIHAN

Jan Schulmeister violino

Leoš Čepicky violino

Jakub Čepicky viola

Michal Kaňka violoncelo

O Quarteto Wihan foi descrito pela International Record Review como: «um dos melhores quartetos do mundo atualmente.» Em 2015, o Quarteto comemorou 30 anos desde a sua formação e, ao longo dos anos, desenvolveu uma excelente reputação pela interpretação de música originária da República Checa, bem como de várias obras-primas clássicas, românticas e modernas do repertório para quarteto de cordas.

A gravação dos op. 34 e op. 105 de Dvořák foi escolhida como Gravação do Ano pela MusicWeb International e a BBC Music Magazine disse sobre a gravação do op. 61 de Dvořák: «Esta é a melhor interpretação gravada que encontrei até hoje.» O lançamento do disco Schubert G Major pelo Quarteto Wihan recebeu a nota «Excelente» da International Record
Review. Durante a temporada 2012/13, o Quarteto foi residente da Sociedade de Música de Câmara Checa no Rudolfinum Dvořák Hall, em Praga.

Em 2008, o ensemble concluiu o primeiro ciclo de Quartetos de Beethoven em Praga e posteriormente apresentou esse
mesmo ciclo no Blackheath Halls, em Londres. Esta série histórica de concertos de Beethoven em Praga foi gravada em CD e DVD pela Nimbus Alliance, a qual recebeu críticas muito elogiosas. O Quarteto Wihan foi premiado em vários concursos internacionais, incluindo o Festival da Primavera de Praga e a Festa de Câmara de Osaka. Em 1991, o ensemble venceu
o Primeiro Prémio e o Prémio do Público no Concurso Internacional de Quartetos de Cordas de Londres.

O Quarteto é ainda o grupo residente no Conservatório de Música e Dança Trinity Laban, em Londres. Jiří Zigmund aposentou-se do Quarteto Wihan em 2014. A substituí-lo, tiveram a sorte de encontrar um excelente viola em Jakub Čepický, filho de Leoš, e a sua primeira gravação com o grupo, que incluiu composições de Josef Suk, Dvořák e Janáček,
foi lançada na Nimbus Alliance em 2016: «O Quarteto Wihan interpreta de forma muito especial o último e melhor quarteto [de cordas] de Dvořák… Um dos mais experientes e aclamados agrupamentos de câmara, o Quarteto Wihan oferece-nos uma interpretação profundamente prodigiosa. A doçura da tonalidade alcançada no Adagio é notável e
o primeiro andamento tem um ímpeto irresistível.

MIGUEL BORGES COELHO piano

Natural do Porto, Miguel Borges Coelho iniciou o estudo do piano com Amélia Vilar, prosseguindo a sua formação no Conservatório daquela cidade sob a orientação de Isabel Rocha.
Como bolseiro da Fundação Gulbenkian, estudou na Hochschule fur Musik Freiburg, com Vitalis Margulis, e na Escuela
Superior de Música Reina Sofia, com Dmitri Bashkirov e Galina Egyazarova.

Concluiu em 2016 o doutoramento em Musicologia na Universidade de Évora. Venceu vários concursos nacionais
de piano e obteve o 2.o Prémio e o Prémio para a interpretação da obra contemporânea no XIV Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto. Em 1998, o Ministério da Cultura atribuiu-lhe o Prémio Revelação «Ribeiro da Fonte».