Jorge Amado para crianças em Almada neste fim de semana

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana vai a Almada no fim-de-semana de 8 e 9 de Maio, sábado, às 16h, e domingo, às 11h. O espectáculo para a infância construído a partir de um Texto de Jorge Amado: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. A encenação em co-criação com os actores é de Tiago Fernandes.

 

Há na obra de Jorge Amado (1912–2001) uma contemporaneidade que só os grandes clássicos conhecem. Nesta primeira experiência de encenação que assino, fruto do trabalho de uma equipa de inexcedíveis profissionais, partimos da fábula de Jorge Amado para lembrar o Mundo que o que ele mais precisa é e será sempre amor.

Para esta missão, juntamente com os actores, aventurámo-nos numa viagem pelo romance de Amado, materializando uma dramaturgia que, no palco, ganha vida através de uma abordagem que passa pelas técnicas do teatro de objectos e formas animadas. São as personagens Tempo, Vento e Manhã que dão voz, vida e luz à história deste temido Gato Malhado e desta inocente Andorinha Sinhá.

O espectáculo convida-nos a reflectir sobre as consequências do preconceito e lembra-nos que o amor não deve conhecer estratos sociais, raças ou idades. “Uma história de amor” foi o subtítulo que Jorge Amado deu a O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e é assim que, apesar de todas as contrariedades, afirmamos que se engana quem pensa que uma andorinha não se pode apaixonar por um gato. (nota do encenador)

 

Tiago Fernandes, licenciado em Estudos Teatrais – ramo vocacional pela Universidade de Évora, estudou ainda na London Language and Drama School (Reino Unido). Em contexto de masterclasses, teve por mestres Maria Helena Serôdio, Bibi Perestrelo, Miguel Clara Vasconcelos, Isabel Barros, João Grosso, João Mota, Nuno Cardoso, Olga Roriz, Juni Dahr, entre outros. Integra o elenco residente do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.

 

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá 

Teatro Municipal Joaquim Benite

Av. Professor Egas Moniz
2804-503 Almada

(Sala de Ensaios, dias 8 e 9 de Maio, sábado, às 16h, e domingo, às 11h.)

Duração: 45 m | M/3

 

Texto a partir de Jorge Amado 

Co-criação e encenação de Tiago Fernandes

 

Co-criação e interpretação Ana Perfeito, Alexandre Calçada e Elisabete Pinto
Construção de cenário e adereços Jorge Portela e José Esteves
Guarda-roupa Teresa Soares
Voz-off Maria Alcina Cruz
Desenho de luz Nuno Almeida
Selecção musical Tiago Fernandes

 

Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana

  

Todas as informações em ctalmada.pt