Concurso Sardinhas Festas de Lisboa premia 10 artistas com 1.000€

Serão premiadas 10 sardinhas criadas com qualquer técnica artística digital ou manual. Candidaturas podem ser entregues até 24 de maio.

Dez anos e quase 50 mil sardinhas depois há uma nova temporada criativa para o famoso concurso organizado pela EGEAC, não apenas em Lisboa, mas no país e um pouco por todo o mundo. O Concurso Sardinhas Festas de Lisboa é dirigido a portugueses e estrangeiros, residentes e não residentes em Portugal, pessoas coletivas ou singulares, de todas as idades.

Este ano não haverá menções honrosas. As sardinhas escolhidas pelo júri para o Concurso Sardinhas Festas de Lisboa serão todas vencedoras mas apenas 10 serão distinguidas, sob o mote: 10 anos, 10 sardinhas. As vencedoras serão premiadas, cada uma delas, com um prémio no valor de 1.000€.

A EGEAC lança o desafio para alcançar 10 mil propostas, uma vez que faltam apenas 966 sardinhas para 50 mil. Desde a primeira edição (em 2011) foram recebidas um total de 49034 sardinhas digitais e tridimensionais, de autores consagrados e virtuosos amadores, com temas políticos, históricos, simplesmente gráficas ou abstratas, lisboetas e do mundo. As propostas de sardinha podem ser realizadas em qualquer técnica digital ou manual, devendo, neste último caso, ser fotografadas e/ou digitalizadas.

Individualmente ou em coautoria, num máximo de três sardinhas por candidatura, as propostas devem ser submetidas até às 18h do dia 24 de maio e o principal requisito é mesmo a originalidade. Conta-se também criatividade e legibilidade, bem como adaptabilidade da proposta a diferentes materiais de comunicação – pois serão destinadas a serem livremente utilizadas pela EGEAC, em todos e quaisquer materiais a desenvolver no âmbito da promoção, divulgação e/ou comunicação das Festas de Lisboa.

Os vencedores serão anunciados até 8 de junho.

Consulte o regulamento do Concurso, crie as suas sardinhas e submeta as suas propostas aqui.

Sardinhas vencedoras em 2020. Foto: EGEAC
Menções honrosas em 2020. Foto: EGEAC

Todas as dúvidas podem ser esclarecidas através das FAQ ou remetidas para a EGEAC, através do endereço: [email protected]