Homenagem a Amália Rodrigues com coreografia de Vasco Wellenkamp

A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo vai estar em Almada, no TMJB, dia 15 de Maio, às 20h30, com Amaramália 2020, uma homenagem a Amália Rodrigues pelo centenário do nascimento da grande fadista portuguesa. Vasco Wellenkamp assina a coreografia.

No centenário do nascimento de Amália Rodrigues, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC) presta a sua homenagem à fadista cuja vida, carreira e voz passaram a confundir-se com o próprio País. «Os fados escolhidos foram enquadrados numa malha musical formada por uma colagem de diversas obras musicais que surgirão nos interstícios. Projecção imaginária, cerimónia obscura das vielas e tabernas de Lisboa – na sua penumbra habitada –, janela debruçada sobre a claridade de um lugar sem nome. As flutuações do destino e das paixões humanas, a tristeza, a separação, a estranheza, o voo e o grito pela liberdade, ressurgem como a expressão de um sentimento de vida incerta.» (Vasco Wellenkamp)

 

Fundada em 1998 por Vasco Wellenkamp e Graça Barroso, a CPBC foi criada como uma companhia de repertório contemporâneo original, na linha técnica e estética do Ballet Gulbenkian (extinto em 2005). Até ao presente, estreou mais de oitenta obras, apresentando-se em todo o País e também no estrangeiro.

 

Vasco Wellenkamp iniciou os estudos de dança em 1961 no histórico grupo Verde Gaio, ingressando no Ballet Gulbenkian em 1968 – onde mais tarde viria a ser coreógrafo residente e professor. Formou-se na Escola de Dança Contemporânea de Martha Graham, em Nova Iorque, aí frequentando também o Curso de Composição Coreográfica de Merce Cunningham. Professor de Dança Moderna da Escola de Dança do Conservatório Nacional, foi distinguido com vários prémios, em Portugal e no estrangeiro. Foi condecorado em 1994 com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

 

AmarAmália 2020 – Homenagem a Amália Rodrigues 

Sala Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite

Sábado dia 15 de Maio de 2021, às 20h30

Duração:1h30 | M/6

 

Ficha Artística
Coreografia Vasco Wellenkamp
Consultor dramatúrgico Daniel Gorjão
Ensaiadora Cláudia Sampaio
Música Fados cantados por Amália Rodrigues
Cenografia Luís Santos e Wilson Galvão
Assistente de Cenografia Samuel Garcia
Figurinos Teresa Martins

Bailarinos Carlos Silva, Francisco Ferreira, Ísis Magro de Sá, Maria Mira, Miguel Santos, Ricardo Henriques, Rita Baptista, Rita Carpinteiro, Sara Casal, Tiago Barreiros.
Bailarina estagiária Beatriz Mira

Produção Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo

Apoio ao Espectáculo AMARAMÁLIA 2020 Fundação Calouste Gulbenkian
Principal Parceiro da CPBC Allianz Portugal
Apoio às digressões RHmais
Apoio Câmara Municipal de Lisboa

Fotografias João Costa
Filmagens e edição Tomás Pereira

 

Ficha Técnica
Direcção Artística Vasco Wellenkamp
Consultoria Artística Liliana Mendonça
Direcção de Produção Cláudia Sampaio e Anabela Ribeiro

Todas as informações em ctalmada.pt