Museu da Marioneta lança programa para o Dia Internacional dos Museus

No Dia Internacional dos Museus (18) há iniciativas para todos. O Museu da Marioneta está aberto entre as 10h00 e as 22h30 e todas as actividades são de entrada gratuita com reserva para[email protected] ou 213 942 810.

Nesta terça (18), o Museu da Marioneta começa o programa em comemoração ao Dia Internacional dos Museus logo cedo, às 10h, com participação do palhaços Mariana Schou, Pedro Charneca e Rui Ferreira para um espectáculo da Associação Remédios do Riso.

Alegria, marionetas, palhaços, histórias e sorrisos: dentro do Museu da Marioneta, na escadaria ou no claustro, em todos os seus espaços, a surpresa e o riso pode estar à espreita. Uma intervenção interactiva e divertida, que se desenrola a partir de improvisações com miúdos e graúdos – com distância! – e o espaço envolvente.

Foto: José Frade (Divulgação)

Ainda pela manhã, acontece no Museu uma Oficina aconselhada para estudantes do 1º Ciclo, Ensino Pré-escolar, de construção e manipulação de marionetas que estimula a criatividade e que incentiva a oralidade e a capacidade de contar histórias. A Oficina DE UM SACO VAZIO, UMA MARIONETA SURGIU ocorre às 10H30, 11H30, 14H30 e 15H30.

 

Encerramento do Dia Internacional dos Museus – Museu da Marioneta

Para encerrar o Dia Internacional dos Museus, o Museu da Marioneta recebe o projecto Consonância com S.A. Marionetas e o pianista Daniel Bernardes.

Consonância é um projecto que junta duas artes de palco que têm em comum o domínio do improviso e a consonância pelo movimento livre na musicalidade e na teatralidade.

No ano em que o teatro tradicional itinerante de marionetas português – Dom Roberto – está prestes a entrar para a lista de Património imaterial de Portugal,  José Gil, marionetista da companhia S.A. Marionetas e executante deste teatro com origem no século dezoito, junta-se ao pianista Daniel Bernardes para uma aventura de sons, movimentos e emoções criando uma realidade por vezes abstracta num paralelo teatral tradicional com sons de modernidade.

Dois executantes dos seus saberes, num jogo improvável entre um piano e o teatro Dom Roberto.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Encenação – José Gil e Daniel Bernardes
Musica Original – Daniel Bernardes
Marionetista – José Gil
Pianista – Daniel Bernardes
Pesquisa – Sofia Vinagre e José Gil
Produção – S.A. Marionetas

lotação reduzida a 30 pessoas / +4 anos
18 Maio, 20h30;

A lembrar que a entrada é gratuita, entretanto sujeita a reserva prévia ([email protected])

Foto: Joaquim Pesqueira (Divulgacão)

 

Museu da Marioneta

O Museu da Marioneta é o primeiro museu nacional inteiramente dedicado ao universo da marioneta, à sua história e interpretação e à divulgação do teatro de marionetas.

As colecções do Museu da Marioneta são constituídas por distintas tipologias de máscaras e marionetas, oriundas das diferentes partes do mundo e ilustrativas das mais variadas formas de manipulação: marionetas de luva, marionetas de fios, sombra e máscaras, entre outras.

Para além do circuito permanente e de exposições temporárias, o Museu da Marioneta aposta na sua forte relação com as artes performativas, promovendo regularmente espectáculos de marionetas e formas animadas e apoiando festivais na área da marioneta.

O Museu desenvolve uma extensa e consolidada actividade de serviço educativo, funcionando como uma plataforma de comunicação e interpretação entre a colecção e os diversos públicos: visitas guiadas e ateliers para escolas, workshops para adultos, manhãs criativas para famílias.

O Museu da Marioneta disponibiliza ainda um centro de documentação especializado, constituído por fotografias, cartazes, documentação diversificada e registos videográficos, aberto ao público, mediante marcação prévia.

 

Museu da Marioneta

Convento das Bernardas
Rua da Esperança, n° 146
1200-660 Lisboa

Site Oficial