Camila Amado: uma grande atriz

Talento é para poucos

A primeira vez que vi Camila Amado em cena foi na peça “A vida impressa em dolar” de Cliford Odetts pelo grupo profissional Teatro Jovem no Rio de Janeiro, durante o longinquo verão de 1966.

Linda, jovem, inesquecível. E na mesma montagem fiquei impressionado com um ator que desconhecia, Ivan Cândido, embora já muito aplaudido por seu desempenho no filme “A falecida”, ao lado da então jovem Fernanda Montenegro. Ambos geniais. E décadas depois, ela já madura, assisti em 1999 a montagem de “Um equilíbrio delicado” no Theatro São Pedro, em minha cidade, Porto Alegre.

Nesta peça de Edward Albee a diva Tônia Carrero e Walmor Chagas comemoravam cincoenta anos de teatro. O elenco era memorável pois ainda era composto por Ítala Nandi e Luis de Lima. Sensacionais. Mas a história de Camila que eu mais gosto pertence à sua vida pessoal e não é lenda. Ela quando casada com o  ator Stepan Nercessian recebera de herança um imóvel e vendera. Pretendia comprar com o dinheiro obtido na transação um apartamento de cobertura.

Ocorre que ela, o ator Cecil Thiré (filho de Tônia Carrero) mais o Stepan Nercessian eram muito amigos do pintor Glauco Rodrigues e os três haviam posado para uma série famosa de pinturas do artista denominada de “A lenda do Coatipuru”.  E logo após surge uma nova exposição de Glauco Rodrigues na célebre Galeria Bonino.

Moral da história: Camila Amado durante o vernissage toma um pileque e adquire TODA a exposição mandando às favas a idéia de comprar a tal cobertura!!!!! Outros laços ligavam o pintor Glauco Rodrigues à sua família cujo pai, Genolino Amado, era um intelectual badalado e primo do consagrado Jorge Amado.

Onde estiver, salve Camila, uma grande atriz brasileira!!!