Exposição Bahia For Évora no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

No âmbito da 2ª Edição do EV.EX – Évora Experimental 2021, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (MNFMC), inaugurou a Exposição Internacional Bahia For Évora, no último sábado dia 4 de Setembro de 2021, que está patente até 5 de Outubro de 2021. 

Esta exposição, é uma co-produção do coletivo de criação Invencionarium – Oficina do Espírito e a Câmara Municipal de Évora, com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e ocorre no âmbito da 2ª Edição do EV.EX – Évora Experimental 2021, que tem disseminado as suas manifestações pela Cidade.

Com a exposição BAHIA FOR ÉVORA de curadoria do artista visual Zivé Giudice, que também participa da exposição, nove artistas integram essa mostra da Bahia (Brasil) em Évora (Portugal) que estimula o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal, em particular Salvador / Évora. São oito artistas brasileiros e um português que vive entre Salvador e Évora compõem a mostra: Almandrade, Bel Borba, Caetano Dias, Florival Oliveira, Guache Marques, Sergio Rabinovitz, Vauluizo Bezerra, Zive Giudice e Feliciano de Mira.

 

Com a palavra…

Évora, a cidade candidata a capital europeia da cultura, afirma-se na multiculturalidade e na proposta de visão poliédrica que recusa dogmatismos e caminhos únicos.

Carlos Pinto de Sá – Presidente da Câmara Municipal de Évora

 

Uma mostra onde mais uma vez perpassaria filtrado o actual ar do tempo (…) o isolamento vivido, mas também a Esperança num Futuro em que a religação entre povos, e de cada um do nós com a Natureza e com alguns valores como o da Liberdade e o da Compaixão, eram propostos, sugeridos e adivinhados.” 

Sandra Leandro – Directora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

 

A exposição (…) vai, sem dúvida, fortalecer a candidatura dessa cidade a Capital Cultural da Europa em 2027. Os artistas brasileiros (baianos) Almandrade, Bel Borba, Caetano Dias, Florival Oliveira, Guache Marques, Sergio Rabinovitz, Vauluizo Bezerra, Zive Giudice e o português Feliciano de Mira são representantes de opções estéticas que marcam a produção pictórica da atualidade na arte visual (baiana) brasileira e portuguesa.” 

Juca Ferreira – Ex ministro da cultura

 

A despeito da crise humanitária, não abdicamos da crença e da disposição de pensarmos e construirmos um mundo, até então, negligenciado pelas cobiças e ganancias dos projetos insustentáveis. Cumprirá à humanidade, por-se de frente para ela e para o mundo, com compaixão e grandeza. Com esse ânimo, nós, artistas visuais (…) estamos a revelar nessa mostra, a quantas andam os nossos espíritos.” 

Zivé Giudice – Curador

 

Exposição Bahia For Évora

Até 5 de outubro de 2021

Local: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

Largo Conde de Vila Flor – 7000-804 Évora