Construção de personagem da série Breaking Bad é tema de conversa

Uma das séries mais aclamadas da contemporaneidade, Breaking Bad foi criada pelo produtor, roteirista e diretor Vince Gilligan, exibida pela primeira vez nos Estados Unidos, via canal a cabo ACM, em 2008 e encerrada em 2013, com o total de cinco temporadas.

O protagonista da série, Walter White, interpretado pelo ator Bryan Cranston, é um professor de química do liceu, que também trabalha a lavar carros para complementar a renda familiar, uma vez que a sua esposa Skyler, interpretada pela atriz Anna Gunn, está grávida e desempregada, e seu filho adolescente, Walter Júnior, interpretado por RJ Mitte, tem paralisia cerebral.

Contudo, o desenvolvimento quase único de Walter White, ao longo de suas cinco temporadas, o transforma radicalmente. Essa mudança é um dos principais pontos fortes da série, a conferir uma característica ímpar a Breaking Bad.

É sobre a construção do personagem e as estratégias retratísticas na construção da imagem do protagonista televisivo, que nesta quarta-feira (22), o Professor Doutor Xaquín Núñez Sabarís apresenta, pelas 17h, a conversa aberta Heisenberg (‘Breaking Bad’) ou o Prometeu pós-moderno.

Esta intervenção de Xaquín Núñez Sabarís centrar-se-á nas identidades contemporâneas e na cultura de massas, de Breaking Bad, com o foco de análise Walter White, que, ao longo da série, adquire uma nova identidade, física e psicológica, convertendo-se em Heisenberg: o traficante de drogas mais procurado do Novo México.

Organizada por Bruno Marques, com moderação de Eunice Ribeiro, esta é a 7.ª conversa online que ocorre no âmbito do ciclo mensal de Conversas sobre Retrato /Portrait Talks, do Instituto de História da Arte, da Universidade Nova de Lisboa e Centro de Estudos Humanísticos, Grupo2i da Universidade do Minho.

 

Heisenberg (‘Breaking Bad’) ou o Prometeu pós-moderno.

Data: 22 de setembro de 2021, das 17h às 19h

Orador convidado: Xaquín Núñez Sabarís

Moderadora: Eunice Ribeiro

Link da reunião Zoom:    https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86775951517?pwd=eXQvNGorM2xIWHhZR1NBQ0l1NGI0QT09


ID da reunião: 867 7595 1517
Senha de acesso: 557468

Sobre Xaquín Núñez Sabarís

Xaquín Núñez Sabarís é doutor em Filologia Hispânica pela Uni­versidade de Santiago de Compostela e Professor Associado com agregação do Departamento de Estudos Românicos, na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da Universidade do Minho. O seu âmbito de investigação centra-se na narrativa espanhola con­temporânea, nomeadamente na obra de Ramón del Valle-Inclán, de quem publicou estudos monográficos e, recentemente, a edição da obra Jardín umbrío (2017), assim como a coedição do primeiro volume da Obra completa (2017). Também abordou os estudos his­pânicos a partir de uma perspetiva comparatista, âmbito no qual publicou vários trabalhos. Tem centrado de igual modo a sua pesquisa nas micro­narrativas e nas narrativas intermediais. Em 2019, ganhou o Prémio de Ensaio Ramón Piñeiro, com a obra Cartografías da narrativa galega contemporánea (2020). É membro do Centro de Estudos Humanís­ticos da Universidade do Minho, co-diretor da Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade (https://revistas.uminho.pt/index. php/2i) e faz parte do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s). É ainda membro da equipa do projeto da Univer­sidad de Zaragoza “El retrato literario en el mundo hispánico (ss. XVIII-XXI)” e do projeto da Universidade de Santiago de Com­postela “La obra y el legado manuscrito de Valle-Inclán: ediciones y estudios críticos”.

breaking bad