1ª Bienal Internacional de Poesia de Oeiras arranca nesta terça

parque dos poetas

A 1ª Edição da Bienal Internacional de Poesia de Oeiras terá lugar entre os dias 16 e 21 de novembro, no Templo da Poesia – Parque dos Poetas, em Oeiras.

A Bienal Internacional de Poesia de Oeiras contará com mais de 100 convidados provenientes de 3 continentes, e com a participação de Sérgio Godinho, Simone de Oliveira, Miguel Araújo, António Zambujo e Mário Vargas Llosa, entre muitos outros nomes. Este é um evento gratuito e aberto ao público com uma programação multicultural e multidisciplinar.

A sessão inaugural faz-se com uma conversa sobre “O que é uma Capital da Poesia”, que conta, no painel, com o poeta brasileiro António Carlos Secchin (por videoconferência) e com a presença de Filipe Leal, João Bonifácio Serra e Jorge Barreto Xavier. A primeira noite encerra com uma conversa-concerto do músico e produtor brasileiro Nando Reis.

Na quarta, 17, o Nobel da Literatura Mario Vargas Llosa irá estar à conversa, por videoconferência, com os alunos das escolas do município, sobre “Poesia, poder e democracia”. No mesmo dia, o público em geral terá a oportunidade de assistir a uma evocação da vida e obra da poetisa Wisława Szymborska, apresentada pelo professor e tradutor polaco Michal Rusinek (21h). O segundo dia termina com uma conversa-concerto com Simone de Oliveira (22h) e um showcase do EP Cada som como um grito, baseado na obra poética de Miguel Torga, interpretado pelo quinteto Orfeu Rebelde (22h).

Os momentos musicais repetir-se-ão ao longo dos restantes dias, sempre às 22 horas, com destaque para as conversas-concerto de Miguel Araújo (18 nov, qui) , Samuel Úria (19 nov, sex) e António Zambujo (21 nov, dom). No último dia, estarão também em palco os músicos Sérgio Godinho e Capicua, e, por videoconferência, a cantora e compositora brasileira Karina Buhr, para falarem sobre a relação que a poesia tem com a canção de protesto.

Das atividades agendadas, destaque, ainda, para a masterclass do poeta e diplomata mexicano Jorge Valdés Díaz-Vélez sobre a relação que a poesia pode criar entre povos diferentes (18 nov, qui); e para o workshop “Na intimidade do poema” com Sonia Barba, diretora do cabaret literário Poetry Brothel em Barcelona, Madrid e Valência, que também irá apresentar um espetáculo, nos Nirvana Studios (19 nov, sex). No sábado, 20, a atriz e escritora brasileira Elisa Lucinda traz a Oeiras o espetáculo “Poesia do avesso”, uma amostra do seu trabalho como poeta e performer.

Durante a Bienal, haverá ainda espaço e tempo para uma conversa sobre “A poesia e a inteligência artificial”, com as convidadas Amaranth Borsuk (por videoconferência), Ana Paiva e Maria do Rosário Pedreira, e a apresentação do livro Bucólicas, a mais recente tradução do professor Frederico Lourenço da obra do poeta clássico Virgílio.

O tema desta edição, que se insere no âmbito da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027, explora a dinâmica entre “Poder e Democracia”.

Desde conversas-concerto a workshops, palestras ao teatro, a bienal busca aclamar a poesia nas suas diversas expressões, a forte ligação do concelho de Oeiras a este universo, manifestada através de espaços como o Parque dos Poetas, o Templo da Poesia e a forte rede de Bibliotecas Municipais.

Confira toda a Programação AQUI

 

Reservas:

  • A entrada nas sessões é gratuita.
  • Dada a lotação das salas, a entrada nas sessões far-se-á mediante reserva de bilhetes.
  • A reserva poderá ser efectuada online a partir de 8 de novembro. Pode reservar o seu bilhete para a sessão pretendida no website da Bienal, na página “Programação” e clicando na própria sessão.
  • A partir de 8 de novembro, estará também disponível um número limitado de bilhetes para levantamento presencial no Templo da Poesia, em Oeiras.
  • Cada pessoa pode levantar/reservar até 2 bilhetes
  • As reservas online estarão abertas até às 12.00 do dia da sessão para programação em dias úteis, e até às 23.00 do dia anterior para programação ao fim de semana.
  • A reserva de bilhetes garante prioridade de entrada nas sessões. Para os bilhetes serem válidos, deverá comparecer no local do evento até 30 minutos antes da sessão a que dizem respeito. Ultrapassado esse prazo, os lugares previamente reservados serão colocados à disposição do público.