Camille Saint-Saëns e Igor Stravinsky pela Orquestra de Câmara Portuguesa

Em 2021, assinalam-se os 100 anos da morte de Camille Saint-Saëns e os 50 de Igor Stravinsky, duas das efemérides musicais mais importantes do ano.

Para homenagear, o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém recebe a Orquestra de Câmara Portuguesa, neste domingo, 21 novembro, às 17h00, dirigido por Pedro Carneiro, com Raúl da Costa no piano e Henrique Constância como maestro assistente. 

Este concerto é assim uma homenagem a estes dois compositores, tendo sido escolhidas obras que, não só nos revelam a genialidade e inspiração de ambos, como permitem mostrar em cada uma das obras a excelência do trabalho da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP).

Com as obras de Igor Stravinsky, cada elemento da orquestra transforma-se ele próprio num solista no melhor espírito da tradição concertante aplicada ao coletivo que é a orquestra. O Concerto para Piano n.º 2 de Camille Saint-Saëns revela-nos uma das mais belas páginas escritas para piano e orquestra do romantismo francês, neste concerto com o pianista Raúl da Costa a juntar-se à OCP.

 

Camille Saint-Saëns e Igor Stravinsky

Centro Cultural de Belém .

21 novembro . domingo . 17h00 . Grande Auditório

 

PROGRAMA

Igor Stravinsky (1882-1971)

Concerto de Câmara Dumbarton Oaks (1939)

 

Camille Saint-Saëns (1835-1921)

Concerto para Piano e Orquestra n.º 2 (1868)

 

Igor Stravinsky

Danças Concertantes para Orquestra de Câmara (1942)