A artista portuguesa Miobah exibe pela primeira vez em Lisboa 60 collages

Nesta quinta (25) de novembro, pelas 18 horas, o LX Factory recebe a exposição “MIOBAH Inside Out”, da artista portuguesa Helena Aboim aka Miobah, que expõe pela primeira vez os seus trabalhos artísticos de collages. A inauguração conta com a presença da DJ Sofia Gião para encantar os convidados com muito deep house, soulful house e chillout, assim como a presença da performancer Joana Lobo Anta.

Com curadoria de D. André de Quiroga, Miobah apresenta 60 collages, meio elegido para criar peças de arte que refletem os seus valores e as suas muitas vivências ao longo dos anos. A exposição vai ter lugar no Studio/Atelier da própria artista, no LX Factory, uma oportunidade para conhecer não apenas o trabalho, mas também a Miobah na intimidade do espaço em que desenvolve o seu projeto artístico.

MIOBAH, nome artístico de Helena Aboim, está desde sempre ligada às artes e ao processo criativo. O seu trabalho na produção de eventos e ativação de marcas internacionais colocou-lhe inúmeros desafios criativos que a levaram pelo mundo fora. Viveu em Paris, no Brasil, em Nova York, nas Seychelles e, naturalmente, em Portugal.

São estas experiências, vivências e momentos únicos que se sobrepõem na vida de MIOBAH, como se fosse uma collage. E foi este o meio que a artista desenvolveu para comunicar as suas ideias e os seus valores. O ambiente, os movimentos de arte urbana ou a iconografia americana, como as pinups, são apenas algumas das áreas em que se inspira. Conjuga fotografia, recortes e técnicas mistas para criar um vasto conjunto de trabalhos que decidiu agora tornar público.

“Eu comecei a fazer este trabalho para mim. Durante o confinamento, tive finalmente tempo e liberdade para desenvolver o meu próprio projeto artístico. Utilizei e organizei todos os materiais e meios que tinha em casa: revistas, fotografias, pequenas aplicações, tintas, molduras… e as collages que existiam na minha imaginação começaram a tomar forma. Como sempre fiz, fui partilhando o meu trabalho nas redes digitais… recebi um feed-back incrível e as pessoas perguntavam-me porque é que não expunha”.

O desafio para expor surgiu, finalmente, no verão e a artista decidiu então criar uma outra versão de si própria, que refletisse essa nova etapa da sua vida. “Sou conhecida no meu meio como Helena Aboim e quis mostrar uma Helena que só eu conhecia, uma Helena de dentro para fora… e criei a MIOBAH”.

A exposição MIOBAH Inside Out é inaugurada no dia 25 de novembro e vai estar aberta ao público de 26 de novembro a 15 de dezembro no atelier da artista. Um espaço intimista que permite conhecer pessoalmente a MIOBAH e entrar no seu espaço de inspiração e criatividade. Nas palavras da artista, “Será mais do que uma exposição, um ART EVENT by MIOBAH”.

MIOBAH Inside Out

Inauguração: 25 de novembro, 18h

Patente de 26 novembro a 15 dezembro 2021 (Segunda a Sexta das 15:00h às 19:00h)

Lx Factory, Edifício 1, piso 1

Contacto telefónico: 933560704

*DEVIDO À COVID, MIOBAH ESTARÁ DISPONÍVEL PARA RECEBER VISITANTES QUE DESEJEM VER A EXPOSIÇÃO FORA DESTE HORÁRIO POR MARCAÇÃO ATRAVÉS DE ENDEREÇO DE E-MAIL.