Jan Samyn expõe pela primeira vez em Cascais sua Máquina de Emoções

Ma Machine d’Emotions é uma exposição que percorreu Holanda, Itália e segue mundialmente por vários países. A Rodyner Gallery acolhe em Portugal até 9 de dezembro.

Nesta quinta (2) de dezembro, a Rodyner Gallery recebe a exposição Ma Machine d´Emotions, do artista belga Jan Samyn. A inauguração acontece às 19h, com uma incrível recepção de vinhos do Amantes do Vinho Português, cocktail da Majestic Burguer e da Emporium Gourmet e música em directo de Rafael Morais. A entrada é livre.

Jan Samyn apresenta, em uma visita guiada pelas 39 obras, a explicação da estória de um homem que se debate com a expressão das suas emoções. Então, o homem cria uma máquina gigantesca e incrivelmente complexa, na qual esconde uma emoção especial que só a máquina desvendará. Uma emoção, destinada a uma só pessoa, escondida num caos organizado de 523 emoções diferentes.

Jan Samyn, Ma Machine d’Emotions (Divulgação)

A estória centra-se na imagem de um homem gigante ajoelhado sobre uma cadeira de madeira, com as gânfias agarradas a um enorme pião, onde estão dispostas as 523 emoções numa ordem complexa de números primos, categorias, cores, símbolos, línguas e textos. Pormenorizados desenhos a caneta revelam coisas sobre a máquina, o homem, as emoções individuais e a correlação entre elas.

A estória começou em Maastricht (NL), em Resana (IT), e depois de passar por Cascais (PT) continua numa digressão mundial da exposição para Barcelona (ES), vLyon (FR), San Diego, Hawai e Nova Iorque (EUA), entre outros.

A estória itinerante é gradualmente transformada num romance que se escreve a si mesmo. Simultaneamente, a digressão mundial é uma demanda da derradeira cidade onde a máquina, com 23 metros de altura, pode ser construída e onde poderá cuspir as emoções.

jan samyn
Jan Samyn, Ma Machine d’Emotions (Divulgação)

Sobre o artista Jan Samyn

O artista belga Jan Samyn (Kortrijk, Flandres Ocidental) é um contador de estórias puro-sangue. Ele escreve, pensa, lê e desenha permanentemente. Mesmo enquanto ele escreve, faz esboços de máquinas ficcionais que contêm uma ordem labiríntica de palavras, imagens, símbolos, cores. É nessa complexidade que o artista prefere esconder-se, como um eterno nómada, numa incessante busca. Desde 2013, Samyn tem um atelier em Maastricht, o ponto de partida da digressão mundial
do seu projeto Ma Machine d’Emotions.

Ma Machine d´Emotions, de Jan Samyn

Inauguração: 2 de dezembro de 2021, às 19h

De 2 a 9 de dezembro de 2021

Local: Rodyner Gallery – Palacete Casa da Guia (Av. Nossa Senhora do Cabo, 101 – Cascais, Portugal)