Naza 10: uma década da história do surf em exposição

No próximo dia 15 de fevereiro, o Teatro Chaby Pinheiro inaugura a exposição fotográfica imersiva que retrata uma década de história do surf mundial no epicentro de um dos maiores spots internacionais de ondas gigantes – Nazaré. Esta mostra de fotografias icónicas com filmes e projeções vídeo é da autoria de Jorge Leal, fotógrafo e realizador que acompanhou desde o primeiro dia o projeto Nazaré North Canyon, sinalizando Portugal no mapa do surf mundial de ondas gigantes. “Naza 10” estará patente até 6 de março.

Naza 10” é o título da exposição há muito aguardada na vila piscatória que viu nascer um dos mais memoráveis episódios da história do surf mundial – a maior onda surfada por Garrett McNamara, em novembro de 2011. O espólio agora exposto é da autoria de Jorge Leal que, desde o primeiro dia, esteve envolvido na restrita equipa que, juntamente com McNamara, perseguiram o sonho de confirmar a Nazaré como um dos maiores spots de ondas gigantes do mundo.

O fotógrafo abre agora o seu vasto repositório ao público, numa mostra imersiva de registos fotográficos, projeções de vídeo e sons, reveladoras não só da estética e da beleza crua e intempestiva do mar da Nazaré, mas também dos múltiplos desafios técnicos e de escala tão característicos da fotografia de surf. O arquivo de Jorge Leal apresenta imagens icónicas, únicas, artísticas e tecnicamente difíceis de ‘eternizar’ e que representam um testemunho único do conhecimento do espaço e do objeto retratado.

Nesta exposição é possível apreciar 32 fotografias, reveladoras de alguns dos momentos históricos da Nazaré, desde as suas ondas gigantes, aos momentos épicos de tempestade no North Canyon até aos surfistas que desafiaram as leis da gravidade e conseguiram surfar as maiores ondas das suas vidas, como Garrett McNamara, Hugo Vau, Maya Gabeira, Andrew Cotton, Sebastian Steudtner, entre outros.

A minha ligação com a Nazaré começa antes da vinda do Garrett, mas é a partir deste momento (do qual faço parte desde o primeiro dia) que pretendo contar a história dos 10 anos da praia do Norte! Nesta mostra pretendo assim partilhar, pela primeira vez e num espaço tão especial e emblemático da vila da Nazaré, as principais fotografias e vídeos que contam este percurso da história e do futuro do Projeto Nazaré North Canyon. Espero transportar o visitante numa experiência emotiva e sensorial e convidá-lo a ‘sentir’ um pouco do movimento arrebatador das ondas e a emoção desmedida, a superação, a libertação do medo quando surfamos neste mar de história”, enfatiza Jorge Leal.

Sobre NAZA 10

Esta é a História dos 10 anos da Praia do Norte: de Garrett McNamara a surfar as primeiras ondas gigantes, à conquista do Recorde Mundial do Guiness para a Maior Onda Surfada em 2011, à revalidação da maior onda surfada na Nazaré por Rodrigo Koxa, em 2017, aos dois recordes conseguidos por Maya Gabeira depois do acidente em que ia perdendo a vida, uma verdadeira história de superação e conquista, até ao feito de os maiores nomes do surf reconhecerem e credibilizarem este lugar mágico.

A exposição denominada NAZA10 alude ao termo “Naza” porque é assim que os habitantes carinhosamente reconhecem a sua vila da Nazaré! “10” reflete os dez anos desta história, mas também remete para a nota máxima que um surfista pode ter em competição.

A exposição Naza 10 tem como embaixadores atletas do surf mundial como Garrett McNamara, Andrew Cotton, All Manie, Hugo Vau, Alex Botelho, Sebastian Steudtner, Maya Gabeira, Jason Polakow, Tom Butler, Jamie Mitchell, entre outros.