8 encontros artísticos para participar no Symposium da Loucura

Nesta quinta (17), a Ordem dos Médicos da Região Sul é invadida culturalmente por seis artistas do Manicómio, na primeira grande mostra artística de 2022, Symposium da Loucura.

Daniel Arthur, Carolina Carvalhal, Filipe Cerqueira e Micaela Fikoff integram os artistas do Manicómio, que exibem suas obras de arte em exposição individual e a cantora e psiquiatra, Inês Homem de Melo, apresenta concerto no dia 19 de maio. Manicómio é o primeiro espaço de criação de Arte Bruta em Portugal, onde conjuga a criação e a aproximação dos artistas residentes que experienciam doença mental ao público.

O Symposium conta com exposição do artista plástico Daniel Arthur e termina em outubro de 2022, com a conferência “Simpósio da Cura”. Para além de exposições individuais, conferências e concerto musical, a mostra conta também com exibição de videoarte a 10 de março e Performance Gastronómica a 30 de julho.

Daniel Arthur – 2020 – Bem dormida (Divulgação)

“O Symposium da Loucura é uma performance cultural interventiva, uma afirmação da disrupção e um hino à liberdade criativa, ao diferente que apesar de ainda não o sabermos, é o normal. O convite da Ordem dos Médicos surpreendeu-nos, mas já sabemos que de médicos e loucos, todos temos um pouco…”.

Sandro Resende, um dos fundadores e curador do Symposium.

O Symposium da Loucura é uma mostra artística e um encontro entre médicos e loucos em torno do tema da saúde de mental.

Este espaço abriu no início de 2019 e conta com mais de 15 exposições organizadas em apenas três anos em Portugal e no estrangeiro, e vários prémios como a distinção de mérito do Ministério da Saúde. Lançou em 2020, em parceria com a Direção Geral das Artes, o Programa de Apoio em Parceria – Arte e Saúde Mental, o primeiro do género em Portugal.

8 encontros artísticos – Symposium da Loucura

  1. Exposição artes plásticas de Daniel Arthur – 17 Fevereiro a 10 Março 2022
  2. Mostra de Videoarte artistas Manicómio – 10 de Março 2022
  3. Exposição artes plásticas de Carolina Carvalhal – 28 Abril a 19 Maio 2022
  4. Concerto Inês Homem de Melo – 19 de Maio 2022
  5. Exposição artes plásticas de Filipe Cerqueira – 2 Junho a 30 Junho 2022
  6. Performance Gastronómica / JOS* – 30 Julho 2022
  7. Exposição artes plásticas de Micaela Fikoff – 29 Setembro a 10 Outubro 2022
  8. Conferência “Symposium da Cura” – 10 Outubro 2022

Symposium da Loucura

De 17 de fevereiro a 10 de outubro de 2022
Onde: Ordem dos Médicos – Região do Sul – Av. Almirante Gago Coutinho, 151 – Lisboa
Telefone: +351 21 151 71 00
Email: ordemdosmedicos@ordemdosmedicos.pt

Horário galeria:
Segunda a sexta-feira – 10:00 – 19:00
Entrada gratuita