Residências Artísticas Bordalo Pinheiro tem candidaturas abertas até 18 de abril

A 2ª Edição das Residências Artísticas Bordalo Pinheiro está com candidaturas individuais abertas para artistas emergentes ou estudantes de arte, de qualquer idade ou nacionalidade, portugueses ou com residência em Portugal, até 18 de abril.

O programa Residências Artísticas Bordalo Pinheiro concede os espaços e salas do Museu Bordalo Pinheiro a artistas de diferentes áreas, como Pintura, Desenho, Banda Desenhada, Ilustração, Escultura, Cerâmica, Instalação, Vídeo, Fotografia, ou outras, desde que enquadráveis nos objetivos do programa.

O objetivo é promover a produção artística contemporânea, relacionando-a com a obra e o pensamento de Rafael Bordalo Pinheiro.

Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) foi um artista polivalente, trabalhando em áreas tão diversas como o desenho humorístico, a cerâmica ou a banda desenhada.

Foi também um artista que refletiu de forma crítica o quotidiano cultural, político e social da época em que viveu. Um homem de convicções cívicas e políticas, que defendeu valores como a liberdade de pensamento, a denúncia das injustiças ou desigualdades e, claro está, o humor.

A atividade de produção artística será remunerada com mil euros e os artistas selecionados poderão também, uma vez terminada a residência, participar na programação do Serviço Educativo do Museu, com oficinas, cursos, conversas ou visitas, integrando o grupo de colaboradores externos do Serviço Educativo.

O programa completo de residência tem a duração de um mês, de 18 de maio de 2022 a 19 de junho de 2022, a que se seguirá a exposição/apresentação (durante cerca de um mês).

Lê mais sobre o regulamento AQUI.