Masterclasse de Técnica de Dança Clássica gratuita dirigida a alunos de dança

O Teatro Municipal Joaquim Benite associa-se à Companhia Nacional de Bailado, nas comemorações do Dia Mundial da Dança. No dia 29 de Abril, às 19h, a bailarina Carla Pereira vai ministrar uma Masterclasse de Técnica de Dança Clássica gratuita, dirigida a alunos de dança.

Para mais informações e inscrições contactar o Serviço de Público do TMJB: [email protected]

 

Este dia especial, que é celebrado desde 1982 por milhares de bailarinos por todo o mundo, foi escolhido pela UNESCO — conselho internacional de Dança, que optou pelo dia 29 de abril como data comemorativa por ser o dia do nascimento de Jean-Georges Noverre, um reconhecido bailarino e professor de ballet francês.

 

No Dia Mundial da Dança a CNB marca a sua presença em diferentes cidades do território nacional com Masterclasses.

No âmbito de um trabalho que tem vindo a desenvolver junto das escolas de dança em Portugal, a CNB promove, em várias cidades do país, Masterclasses de Técnica de Dança Clássica. Orientadas por bailarinos da companhia, proporcionam um momento de contacto único entre os participantes e estes profissionais.

 

Carla Pereira

Natural de Lisboa, formou-se como bailarina na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa em 1991. Nesse mesmo ano foi convidada a integrar o corpo artístico da Companhia Nacional de Bailado.

Em 1999 concluiu a Licenciatura em Dança – Ramo de Educação, pela Escola Superior de Dança (ESD), do Instituto Politécnico de Lisboa e adquire o Grau Intermédio, pela Royal Academy of Dance.

Entre 2015 e 2018, integrou o grupo de docentes da ESD, lecionando Técnica de Dança Clássica no Curso de Licenciatura em Dança.

No ano lectivo de 2016/2017 coordenou e lecionou Técnica de Dança Clássica a crianças nos Estúdios Victor Córdon – CNB e desenvolveu o projecto Ballet para adultos, onde também lecionou Técnica de Dança Clássica, para adultos.

Em 2019 foi convidada pela CNB para dar formação num projecto criado entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, Residências Artísticas nas Escolas.

Em 2022 desenvolveu um projecto artístico/educativo de Master Classes da CNB, em parceria com várias escolas do território nacional.

 

Masterclasse de Técnica de Dança Clássica (Sala de Ensaios, dia 29 de Abril, de 2022, sexta-feira, às 19h.) Dirigido a alunos de nível intermédio de dança | 1h30 | Gratuito