Destruição de monumentos e estátuas são temas de exposição

Inaugura no próximo dia 21 de maio no Hangar – Centro de Investigação Artística“Anunciação”, a primeira exposição individual do Silêncio Coletivo, uma dupla formada pelos artistas brasileiros Jaime Lauriano (São Paulo, 1985) e Igor Vidor (São Paulo, 1985), em Lisboa.

“Anunciação” parte de uma imensa investigação sobre as ondas de protestos do movimento “black lives matter”, após o assassinato de George Floyd, os protestos contra o genocídio de crianças indígenas no Canadá e ao facto de se ter incendiado o monumento de Borba Gato em São Paulo, para questionar a tensa ocupação das cidades. Na essência destas e de outras manifestações recentes que contestam a celebração da colonização na sociedade contemporânea, assistimos ao derrube de diversas estátuas pelo mundo fora.

Estas estátuas que representavam “colonizadores” e esclavagistas foram derrubadas por uma multidão composta, em sua maioria, por pessoas negras. Este ato constitui uma simbologia muito forte, pois evidencia a urgência de discutirmos os monumentos e acervos constituídos durante o período da colonização. Ocupando todas as paredes do Hangar com imagens de monumentos de colonização recentemente derrubados, a exposição traz a tona a importância de repensar esses fatos.

Apoiada nas paredes, encontram-se imagens impressas em papelão de monumentos que homenageiam as invasões portuguesas ao chamado “Novo Mundo”. A falta de volumetria sugere um esvaziamento de seu significado, e seu posicionamento anuncia a própria queda desses monumentos que insistem em ficar de pé, sustentando a auto-estima colonial portuguesa.

Esta exposição é de entrada livre e está patente do Hangar – Centro de Investigação Artística, em Lisboa, até ao dia 2 de julho.

“ANUNCIAÇÃO”
Silêncio Coletivo (Jaime Lauriano e Igor Vidor)
Inauguração: 21 maio, das 15h às 19h
21 maio a 2 julho (quarta a sábado, das 15h às 19h)
entrada livre