Estão abertas as candidaturas para o FUSO – Festival Internacional de Videoarte de Lisboa, que se realiza de 23 a 28 de agosto.
Podem participar todos os artistas portugueses a residir em Portugal ou no estrangeiro e artistas estrangeiros com residência em Portugal.
Em 2022, a Fundação EDP/ MAAT mantém a parceria com o Open Call FUSO – Festival Internacional de Videoarte de Lisboa, através da atribuição do Prémio Aquisição Fundação EDP/MAAT para a escolha do júri da melhor obra, no valor de 2.500€.
O público será também convidado a votar nos vídeos pré-selecionados no Jardim do MAAT, onde a obra escolhida pelo público será atribuído o Prémio Incentivo Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual: uma bolsa de estudos para frequência de um ano letivo de “Projeto Individual” no departamento de Cinema/Imagem e Movimento da escola.
As inscrições estão abertas até ao dia 30 de junho.
RESILIÊNCIA. ESPERANÇA. COMUNIDADE.
Vivemos em meio a discussões especulativas sobre a era pós-pandemia, imaginando como poderia ser. Há uma tensão entre ordem e rutura, que se reflete na produção artística.
O papel da arte é promover um diálogo significativo sobre os importantes desafios sociais, políticos e ambientais que o mundo enfrenta hoje. Conflitos de raça e classe, emergência climática e a pandemia causada pelo COVID-19 são crises em uma dimensão planetária que os artistas do nosso tempo estão explorando. Como podemos criar novos conhecimentos e aproveitá-los como ferramenta de reflexão crítica e, em última análise, de mudança coletiva?
Em 2022, o FUSO quer realçar a possibilidade de existência da arte como um gesto de resiliência e esperança.
Lê o regulamento completo AQUI