Robert Wilson e Wim Vandekeybus no Festival de Almada

O domingo começa às 15h, no Fórum Romeu Correia, com Tierras del Sud. Às 17h, no Teatro Nacional D. Maria II, pode assistir à última apresentação de I was sitting on my patio this guy appeared I thought I was hallucinating, de Robert Wilson. Às 18h, no TMJB, Se eu fosse Nina dá o último espectáculo. Às 20h, no Palco da Esplanada pode assistir ao concerto dos Kriol. E por fim às 21h30, no Teatro Municipal Joaquim Benite, pode assistir a Hands do not touch your precious Me.

 

Em Hands do not touch your precious Me, Wim Vandekeybus tece um conto mítico de confronto e transformação, luz e escuridão, morte e renascimento. Para a criação deste universo, convoca pela primeira vez o performer e artista visual Olivier de Sagazan, cujo trabalho assenta na transfiguração do corpo e do rosto. A exploração dos limites humanos de Vandekeybus e Sagazan encontra eco na entrega corpórea de oito magníficos bailarinos e na textura da música eletroacústica de Charo Calvo. Juntos, apresentam-nos um submundo inspirado no mito da deusa suméria Inanna, povoado por esculturas carnais vivas que pairam entre o utópico e o horrível, o poderoso e o frágil.
O poético e misterioso título As mãos não tocam o teu Eu precioso foi retirado de um verso dedicado à deusa Inanna escrito por Enheduanna, uma sacerdotisa suméria. O poema, com mais de 4.000 anos e redigido em placas de barro de escrita cuneiforme, exprime as dúvidas e incertezas comuns a quem tem de atravessar a vida tomando decisões. Estamos perante algumas das histórias mais antigas escritas pela humanidade. Apesar de estilos diferentes, as performances de Wim Vandekeybus e de Olivier de Sagazan balançam entre o significado das palavras homem e corpo. Vandekeybus desenvolve a sua coreografia baseando-se em impulsos e reacções resultantes do confronto com situações de perigo e de risco físico. O coreógrafo belga regressa a Almada, depois de em 2010 ter apresentado no TMJB niewZwart e em 2017 Speak low if you speak love.

Hands do not touch your precious Me (Sala Principal do TMJB, 17 e 18 de Julho, domingo, às 21h30, e sábado, às 19h)

Os universos misturados de Wim Vandekeybus, Olivier de Sagazan e Charo Calvo

Co-criação e interpretação
Olivier de Sagazan
Lieve Meeussen
Wim Vandekeybus
Maria Kolegova
Mufutau Yusuf
Borna Babic
Maureen Bator
Davide Belotti
Pieter Desmet
Anna Karenina Lambrechts

Criação artística com argila
Olivier de Sagazan

Manipulação de câmara ao vivo
Wim Vandekeybus

Composição e produção da música
Charo Calvo

Música original adicional
Norbert Pflanzer

Dramaturgia
Erwin Jans

Figurinos
Isabelle Lhoas

Design de luz
Wim Vandekeybus
Thomas Glorieux

Operação de luz em digressão
Benjamin Verbrugge

Técnico de som
Christian Schröder

Ultima Vez (Bruxelas, Bélgica)
Co-produção: KVS Brussel e Teatro Comunale di Ferrara


Duração
1h30

Classificação
M/12

Mais informações em ctalmada.pt