5 instalações “site-specific” serão exibidas nas ruas de Vila Franca de Xira

A discussão sobre a utilidade da arte tem produzido inúmeras reflexões, que expressam visões distintas sobre a relação dos artistas, estado e sociedade nas diferentes arquitecturas de criação e difusão artística.

Este laboratório de pesquisa, experimentação e criação de arte pública, destinado a jovens criadores até aos 30 anos, que desenvolvam trabalho nas áreas das artes visuais e da performance art, pretende estimular a criação e a reflexão sobre as práticas artísticas contemporâneas e a sua relação com o contexto social, político e cultural, apostando na promoção do trabalho de artistas emergentes.

No decurso do laboratório serão concebidas 5 instalações “site-specific”, a apresentar no espaço público do concelho de Vila Franca de Xira.

// destinatários
Jovens criadores até aos 30 anos, que desenvolvam trabalho nas áreas das artes visuais e da performance art.

// curadoria
Alexandre Lyra Leite, director artístico da Inestética
Rui Soares Costa (curador convidado), artista plástico com formação transdisciplinar entre as ciências cognitivas e as artes visuais, que será também autor de uma das instalações.

// calendarização / locais
O laboratório decorrerá de Fevereiro a Junho de 2023, com 8 sessões presenciais, iniciando-se com uma introdução à performance art e uma visita aos locais seleccionados para as instalações.
Após a elaboração de uma primeira versão do projecto a conceber, seguem-se sessões de acompanhamento e desenvolvimento dos projectos (Março, Abril e Maio).
O laboratório decorrerá no Palácio do Sobralinho (Vila Franca de Xira), no Rui Soares Costa Studio (Olho de Boi, Almada) e nos espaços públicos designados pelos curadores.
O conjunto das 5 instalações “site-specific” será inaugurado no dia 17 de junho de 2023, em diferentes espaços públicos do concelho de Vila Franca de Xira. A inauguração de cada instalação incluirá um acto performático. As obras ficarão expostas no espaço público até 9 setembro de 2023.

// candidaturas
Os artistas interessados em participar no laboratório deverão preencher formulário de candidatura online até 27 de Janeiro, disponível em https://inestetica.com/laboratorios/laboratorio-de-coisas-inuteis

// bolsa de apoio à criação
Cada candidato seleccionado terá direito a uma bolsa de apoio à criação/produção no valor de 1.500€ (IVA incluído). Este montante inclui fee do autor, aquisição de materiais, produção, deslocações, montagem e desmontagem.
As despesas de promoção, catálogo e licenças, serão asseguradas pela organização.
A organização, sob proposta dos curadores, poderá deliberar não atribuir a bolsa de apoio à criação/produção, caso o artista não respeite as normas definidas para a realização do laboratório ou não concretize o projecto proposto.

// organização
Inestética – Associação Cultural de Novas Ideias

Estrutura artística financiada pela República Portuguesa – Cultura, DGArtes e Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

[email protected] / 969487944