30º ANIVERSÁRIO DO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Paraíso resulta do convite endereçado pelo Centro Cultural de Belém ao compositor Nuno da Rocha e abrirá as comemorações do 30.º aniversário do CCB. A proposta surge na sequência e em continuação da obra Inferno, que o compositor estreou em 2020, e tem a colaboração do coreógrafo Marcos Morau para a criação de uma obra que conflui várias tipologias artísticas da música e dança.

Paraíso é a história de uma ilha. Kalis, uma ninfa, fala-nos da sua viagem com as Ménades que fugiram do continente, dos fogos, da guerra e do caos. À deriva, através do mar, Kalis e as Ménades acabaram por chegar à ilha, onde criaram uma nova sociedade de partilha e convívio. Recordando os tempos antigos e as imagens que a assombram, Kalis evoca os fantasmas do passado, incluindo as figuras de Caronte, Eurídice e Orfeu, antes de acolher o Coro dos Vivos, um grupo de recém-chegados à ilha. Uma dança, como um rito de passagem, tem então lugar entre as Ménades para acolher os vivos, numa celebração da beleza, dos sonhos e dos mundos possíveis. — Nuno da Rocha

Nuno da Rocha (n.1986) estudou composição com Vasco Mendonça, Carlos Marecos, Luís Tinoco, Carlos Caires, António Pinho Vargas, David Sawer, e Rubens Askenar. É doutorando em composição na Royal Academy of Music, em Londres. Tem trabalhado com alguns artistas e agrupamentos de renome nacional e internacional, dos quais se destacam a Orquestra Gulbenkian, AskoSchoenberg Ensemble, Klangforum Wien Ensemble, Remix Ensemble, Joana Carneiro, Nuno Coelho, Magnus Lindberg, Eduarda Melo, entre outros. Tem dois álbuns monográficos editados: Mesmo que faça frio (Tangente, 2016) e O que será do rio (mpmp, 2019).

 

Paraíso

De Nuno da Rocha

Direção artística e coreografia Marcos Morau

Direção musical Pedro Neves

Estreia Absoluta

CCB . 27 de janeiro . sexta-feira . 20h00 . Grande Auditório