Lisboa, Portugal – O Amoreiras Shopping Center, local de referência na cidade, abriga, de 1 a 28 de fevereiro, uma exposição fotográfica que registra um momento histórico na vida dos artistas Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes, e do escultor João Cutileiro. A exposição é resultado da parceria entre a Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva e o Centro de Arte João Cutileiro.
A mostra revela Maria Helena Vieira da Silva, uma das artistas plásticas portuguesas mais proeminentes a nível internacional, e seu marido, o pintor húngaro Arpad Szenes, vistos pelo olhar do escultor João Cutileiro. As imagens apresentam o casal de artistas caminhando pelas ruas de Lisboa, desde o Príncipe Real até o Bairro das Amoreiras, incluindo o local onde hoje se encontra o Amoreiras Shopping Center.
Este encontro aconteceu pouco tempo após Maria Helena Vieira da Silva ter conhecido José Jacinto Cutileiro, pai do escultor João Cutileiro, no início da década de 1950, numa época turbulenta na história política de Portugal. Enquanto o médico Cutileiro era impedido de ocupar emprego público, Vieira da Silva, já com várias exposições no estrangeiro, solicitava pela segunda vez a reposição de sua cidadania portuguesa, que novamente lhe seria negada.
João Cutileiro, então adolescente, fez um retrato de Vieira da Silva, que anos mais tarde, viu exposto na parede de seu atelier em Paris. Foi somente em 1956, quando o casal se tornou francês, que surgiram as fotografias dos artistas juntos em Lisboa.
A exposição fotográfica é uma oportunidade única de presenciar um momento importante da história da arte portuguesa e de conhecer a obra de grandes artistas como Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes. Além disso, o Amoreiras Shopping Center, inaugurado em 1985, é um local de referência em Lisboa, com uma oferta exclusiva em grandes marcas nacionais e internacionais, e é ideal para quem procura uma experiência de compras e entretenimento. Para mais informações sobre a Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, basta clicar aqui.

