Está aberto o Prémio Ataegina, um concurso nacional de contos de ficção especulativa que tem como objetivo incentivar a produção de obras originais de escritores de nacionalidade portuguesa. O concurso destina-se a premiar uma obra inédita de ficção especulativa na área de conto escrita em português, incluindo gêneros como fantasia, ficção científica, terror e weird.
Podem candidatar-se todos os autores singulares, maiores de idade e de nacionalidade portuguesa. Cada autor só poderá concorrer com uma obra. As obras concorrentes serão entregues por email e deverão obedecer a certos requisitos de formato, como tamanho de fonte e espaçamento entre linhas. As obras deverão ser entregues até 28 de Fevereiro de 2023.
O valor monetário do prémio é de 50€ (cinquenta euros) a entregar na forma de cartão oferta. O júri será constituído por, pelo menos, três jurados, escolhidos pela entidades organizadoras do Prémio Ataegina, e atribuirá o prémio à obra concorrente que considerar de melhor mérito literário. Se as obras concorrentes não apresentarem a qualidade exigida, o prémio poderá não ser atribuído.
O conto vencedor poderá ser editado ou co-editado pelas entidades organizadoras, numa tiragem determinada por estas. O autor receberá 10% de royalties sobre o preço de capa de cada exemplar vendido. O autor da obra premiada cede aos editores o direito exclusivo de a explorar comercialmente na Europa, durante um período de dois anos após a atribuição do prémio. Este direito inclui a tradução ou cedência para tradução para qualquer língua.
Lê mais AQUI.