Exposição do fotógrafo italiano Luigi Ghirri estreia em Lisboa

O Museu Centro Cultural de Belém em Lisboa vai inaugurar a exposição “Luigi Ghirri. Obra Aberta” no dia 28 de março, uma mostra que apresenta cerca de oitenta fotografias produzidas nos últimos doze anos da carreira do fotógrafo italiano Luigi Ghirri (1943-1992).

A exposição, com curadoria de Pedro Alfacinha, é a primeira do artista italiano em Lisboa e é uma das figuras mais emblemáticas da história da fotografia do século XX. Ghirri é conhecido por ter dedicado a década de 1980 à fotografia de paisagem, como campo alegórico para a exploração do mundo à sua volta – interior e exterior. Esta interpretação aberta do conceito de paisagem é evidente em Paesaggio italiano, corpo de trabalho que serviu de base para a seleção que será apresentada na exposição.

Além da exposição, o documentário “L’Infinito. L’universo di Luigi Ghirri”, realizado em 2022 por Matteo Parisini, sobre a vida do fotógrafo, será exibido no Cinema São Jorge, no dia 30 de março. A exposição “Luigi Ghirri. Obra Aberta” estará patente no Museu Centro Cultural de Belém, no Piso 0, até ao dia 30 de abril e é uma exposição coproduzida pelo CCB Centro de Arquitetura / Garagem Sul e Festa do Cinema Italiano / Associação Il Sorpasso.

A 16ª Festa do Cinema Italiano, organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, decorrerá de 29 de março a 6 de abril em Lisboa e apresentará uma programação durante os meses de abril a julho, em mais de 20 cidades.