Na última quinta-feira, 31 de março de 2023, foi inaugurado o mural Riscar a Cidade. Caderno na Rua, nos jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. O mural é o resultado do projeto de mediação com o mesmo nome, em que 28 alunos da turma 9.º 2.º da Escola Secundária Padre António Vieira percorreram a cidade e os espaços do Museu de Lisboa, descobrindo as várias cidades entre o passado e o presente, registrando num caderno as suas experiências.
O projeto teve curadoria do artista Rui Horta Pereira e foi realizado em parceria entre o Serviço Educativo do Museu de Lisboa e a turma da Escola Secundária Padre António Vieira. Os alunos foram convidados a representar coletivamente a cidade apreendida durante as oito sessões de trabalho, selecionando alguns dos seus registros pessoais para serem partilhados no mural.
A exposição resultante deste projeto de mediação pode ser visitada entre 1 de abril e 30 de junho de 2023, no jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. O Riscar a Cidade. Caderno na Rua está integrado na Bienal das Artes e Educação 2023 RETROVISOR: Uma História do Futuro, promovida pelo Plano Nacional das Artes.
Os alunos que participaram do projeto são: Afonso Gama, Afonso Farinha, Alexandra Sousa, António Korsnes, Beatriz Camargo, Beatriz Gil, Carolina Matoso, David Montez, Francisco Souza, Gonçalo Portela, Igor Té, João Nogueira, João Soares, Kevin Rita, Lara Silva, Laura Gomes, Leonor Pais, Lucas Rosa, Luísa Saúde, Marina Silva, Pedro Cordeiro, Pedro Borges, Rafael Teixeira, Sara Alves, Sofia Pires, Sofia Soares, Tomás Penela e Yaqi Zhou.
O projeto contou com a coordenação de David Felismino, a orientação artística de Rui Horta Pereira e a colaboração das professoras responsáveis Fátima Gamito e Sandra Martins, além dos professores participantes Alexandra Silva, Alexandra Ferreira, Carlos Machado, Elisabete Chambel, Inês Pimentel, Luísa Cardoso e Natália Silva.
O Museu de Lisboa, EGEAC, E.M. foi o responsável pela organização do projeto, em parceria com a Escola Secundária Padre António Vieira, Agrupamento de Escolas de Alvalade. Aos familiares dos alunos, foi feito um agradecimento especial pelo envolvimento e participação na pintura do mural.