Trazendo Arte, Criatividade e Música, JUSTLX 2023 acontece em Lisboa

Lisboa se prepara para sediar a quarta edição da JUSTLX 2023 – Feira de Arte Contemporânea, seguindo o sucesso alcançado pela JUSTMAD, sua congênere em Madrid, realizada em fevereiro passado. Entre os dias 25 e 28 de maio, o pavilhão 1 do Centro de Congressos de Lisboa receberá trinta expositores de diversas partes do mundo. Além da participação nacional, a feira contará com a presença de representantes internacionais de países como Espanha, Inglaterra, Irã, Peru e Filipinas, trazendo propostas de uma seleção criteriosa de cerca de cem artistas.

Inserida na Art Week de Lisboa, uma semana repleta de eventos culturais que atrai um grande número de profissionais das artes do mundo todo, a JUSTLX deste ano destaca a junção entre os mundos da “Arte, Criatividade e Música”. Sua programação será intensa e variada, indo além das galerias presentes, contando com a presença de artistas convidados que realizarão performances e instalações site-specific. Entre os destaques estão a instalação escultórica de Clo Bourgard no hall de entrada, o mural do venezuelano Manuel Buylla e as performances de Aroca. Além disso, haverá apresentações de DJ ao vivo todos os dias da feira. Uma novidade desta edição é o Programa JUSTLX’perience, que trará uma série de experiências artísticas exclusivas, como a exposição “Forest Time” da artista Evgenia Emets, na Estufa Fria de Lisboa.

O curador Óscar García García, atual diretor da JUSTMAD em Madrid, assumiu a direção da JUSTLX em Lisboa este ano e ressalta: “A JUSTLX mantém seu compromisso claro com Lisboa como epicentro dinâmico da arte contemporânea na Europa, consolidando-se como um dos eventos essenciais na cena portuguesa. É uma oportunidade única para descobrir as últimas tendências da arte e mergulhar no mundo da coleção”, destaca o novo diretor da JUSTLX.

A JUSTLX tem se destacado como uma feira que valoriza novas galerias e artistas emergentes, contribuindo para a visibilidade do panorama artístico português. De fato, as edições da JUST, tanto em Madrid quanto em Lisboa, têm ajudado muitos jovens artistas portugueses a ingressarem em grandes coleções espanholas e portuguesas. A JUSTLX também reafirma seu compromisso em tornar a arte acessível e aproximar uma nova geração de colecionadores, impulsionando, assim, o mercado da arte.

A quarta edição da JUSTLX conta novamente com o Alto Patrocínio da Presidência da República, além dos apoios habituais da Câmara Municipal de Lisboa e do Turismo de Lisboa. A feira também conta com parcerias da Embaixada da Espanha em Portugal, Young Collectors Circle, Browns Hotel Group, e um patrocínio especial das marcas de vinhos Fita Preta & Sexy Wines.

A JUSTLX 2023 será realizada durante a Art Week de Lisboa, com horários de visitação a partir das 12h, e oferecerá ingressos a 12€ para a admissão geral. Estudantes, pensionistas e desempregados poderão adquirir ingressos por 6€. A programação incluirá um dia de preview para profissionais no dia 25 de maio, abertura ao público no dia 26, além de uma festa de inauguração. A feira seguirá até o dia 28 de maio, com horários de funcionamento variados.

A JUSTLX 2023 promete ser um evento imperdível para os amantes da arte, oferecendo uma experiência única de imersão no mundo da arte contemporânea, criatividade e música em Lisboa.