Festival Comida Continente: Música, Gastronomia e Diversão no Parque da Cidade do Porto

Queridos leitores, hoje tive o privilégio de estar presente na apresentação à imprensa do aguardado Festival Comida Continente. Com uma atmosfera vibrante e repleta de novidades, o evento promete ser uma celebração memorável da música, gastronomia e diversão.

Ao conversar com o carismático Tiago Simões, Diretor de Marketing do Continente, pude sentir a empolgação e o orgulho que envolvem o festival. Ele enfatizou que o Festival Comida Continente é um dos momentos mais altos para a marca, onde a ligação com as famílias portuguesas, a gastronomia, a sustentabilidade e, é claro, a música, ganham destaque.

Tiago Simões, Diretor de Marketing do Continente

Com mais de meio milhão de pessoas presentes no Parque da Cidade do Porto e milhões acompanhando de casa, através da SIC, o Festival Comida Continente é um verdadeiro espetáculo que une gerações e estilos. Tiago revelou que esta será a quinta edição do festival, que traz o melhor da música, gastronomia e vinhos portugueses, e é o único evento dessa natureza. “Estamos ansiosos para proporcionar uma experiência única aos visitantes, unindo talentosos artistas, renomados chefs e uma variedade de atividades divertidas para todas as idades“, partilhou Tiago.

Um dos pontos altos da programação será a participação de artistas nacionais e internacionais. E para encerrar o festival em grande estilo, grandes nomes da música estarão no Palco Continente. Preparem-se para se emocionar com as apresentações de Rita Rocha, Diogo Piçarra, Tony Carreira, Nina Toc Toc, Ana Moura, Calema, Sebastián Yatra e muitos outros talentosos artistas.

Além das performances musicais, o Festival Comida Continente é conhecido por oferecer uma experiência gastronómica única. Renomados chefs do Continente prepararão pratos deliciosos para o público a preços acessíveis. A chef Noélia Jerónimo apresentará o incrível prato “Couscous do Mar com Corvina“, enquanto o chef Kiko Martins surpreenderá com o saboroso “Caril de Camarão c/ Maçã Verde e Arroz Basmati“. O chef Hélio Loureiro trará o tradicional e autêntico sabor das “Tripas à moda do Porto“, e o chef Diogo Rocha encantará com a clássica “Vitela à moda de Lafões“. A influência argentina estará presente com o chef Chakall, que preparará a “Salchicha argentina criolla, fraldinha chimichurri e salada de batata fria“. O chef Manuel Almeida oferecerá uma combinação irresistível de sabores com o “Lombo de Bacalhau com Arroz de Tomate Cremoso e Coentros“.

Chef Diogo Rocha apresentando o prato da tenra Vitela à moda de Lafões

Durante o festival, diversas atividades estão programadas para garantir a diversão de todos os presentes. A Zumba, comandada pela SOLINCA, trará energia e movimento para o público, enquanto o espetáculo “Quem manda é o público“, apresentado por Carolina Torres, promete surpreender com performances únicas, onde o público escolhe quais ingredientes os chefs usarão para criar pratos incríveis em tempo real.

Na apresentação, pude degustar alguns dos pratos preparados pelos chefs. O caril de camarão do Chef Kiko estava brilhante no sabor das especiarias, super equilibrado com adstringência da maçã verde. O prato do Chef Chakall trouxe influências argentinas para o público com uma tenra salchicha argentina criolla, fraldinha chimichurri e salada de batata fria. O Chef Manuel Almeida apresentou um delicioso lombo de bacalhau com arroz de tomate cremoso e coentros. Cada prato refletia a expertise e criatividade dos chefs, proporcionando uma experiência gastronómica única.

Em meio a toda a agitação do evento, tive a oportunidade de conversar com alguns dos protagonistas. O chef Manuel Almeida, com sua simpatia e paixão pela gastronomia, partilhou sua empolgação em participar do Festival Comida Continente e apresentar seu prato exclusivo. Ele destacou: “Estou muito honrado em fazer parte deste festival tão especial. Acredito que a gastronomia tem o poder de unir as pessoas e proporcionar momentos inesquecíveis“. Manuel Almeida também ressaltou a importância de valorizar os ingredientes locais e sazonais, no caso do prato do festival o tomate e a culinária tradicional portuguesa.

Chef Manuel Almeida a dar o toque final com o frescor dos coentros, ao lado dos chefs Kiko Martins e Chakall

Já o carismático chef Chakall, com sua personalidade única, expressou sua satisfação em trazer sua influência argentina para o Festival Comida Continente. Ele partilhou sua trajetória gastronómica com destaque a mistura de influências brasileiras, argentinas, italianas, francesas, sul alemãs e galegas em sua cozinha. Ele ressaltou que a evolução natural das coisas levou à combinação de elementos de diferentes culturas, trazendo uma união harmoniosa e deliciosa.

Chef Chakall a falar sobre o prato Salchicha argentina criolla, fraldinha chimichurri e salada de batata fria.

E não podemos esquecer da dupla musical Calema, que também marcará presença no Festival Comida Continente. Com seu talento e carisma, os irmãos Fradique e António Mendes prometem encantar o público com suas performances emocionantes. A dupla partilhou suas impressões sobre o festival, com destaque para a importância da música e da gastronomia como elementos que evocam sentimentos de união e familiaridade. Para eles, estar no Festival Comida Continente é o ingrediente perfeito, onde a apreciação da música e da comida se fundem em uma experiência única.

Dupla Calema

O Festival Comida Continente é um evento imperdível para os amantes da música, gastronomia e diversão. Com um programa variado, chefs renomados, artistas talentosos e atividades interativas, o festival oferece uma experiência completa para toda a família. Anote na sua agenda: 8 e 9 de julho, no Parque da Cidade do Porto. A entrada é livre a partir das 11h. Prepare-se para desfrutar de momentos inesquecíveis, sabores deliciosos e muita animação!!!