A mais recente criação da CTA, depois do sucesso da estreia durante o 40º Festival de Almada, regressa ao TMJB já no próximo dia 29 de Setembro. Calvário manter-se-á em cena de quinta a sábado, às 21h, e quartas e domingos, às 16h, até dia 15 de Outubro.
Com esta criação retomam também as habituais Conversas com o Público, todos os sábados, às 18h, no foyer do TMJB, durante toda a carreira do espectáculo. A entrada é livre. As Conversas com o Público vão ser moderadas pelo professor José Ornelas.
José Ornelas é professor catedrático no ISPA – Instituto Universitário, em Lisboa, onde é director da Licenciatura em Desenvolvimento Comunitário e do Mestrado e Doutoramento em Psicologia Comunitária.
O tema destas Conversas com o Público é: Essa prima afastada da loucura, e contará com diversos convidados.
Um teatro público está a montar a mais célebre peça de Thomas Bernhard – Minetti –, mas o actor contratado para o papel do protagonista não foi uma primeira escolha, nem a segunda, nem a terceira. Acontece que a mitomania e pesporrência deste actor, uma ‘velha truta’, fazem dele uma espécie de duplo de Minetti, o intérprete shakespeareano criado por Bernhard, que espera debalde no hall de um hotel em Ostende pelo director de um teatro que lhe prometeu nada mais nada menos do que o papel de Lear. Dá-se o caso de que o encenador deste Minetti parece não ter grande interesse pela peça; os restantes actores do elenco não estão satisfeitos com os papéis que lhes foram atribuídos; o assistente pessoal do velho actor defende o seu “Mestre” empedernidamente; o assistente de encenação indigna-se com a “toxicidade” de determinadas tiradas do texto; e uma intérprete de língua gestual vai assistindo, perplexa, ao que ameaça vir a tornar-se num grande naufrágio colectivo. Ou num calvário, melhor dizendo, que é como os actores antigos chamavam às falas de que se esqueciam repetidamente nos ensaios – e não só.
Rodrigo Francisco é dramaturgo, encenador e director artístico da Companhia de Teatro de Almada e do Festival de Almada. Fez a sua formação teatral com Joaquim Benite, de quem foi assistente de encenação. Dirigiu várias peças para a CTA, sendo as mais recentes Um gajo nunca mais é a mesma coisa, cujo texto é também da sua autoria, e Além da dor, de Alexander Zeldin.
Calvário (Sala Experimental do TMJB, de 29 de Setembro a 15 de Outubro de 2023, de quinta a sábado, às 21h, quartas e domingos, às 16h.) M/12 | 1h40 | Preço: entre 6,50€ e 13€ (Clube de Amigos: entrada livre)
Texto e encenação de Rodrigo Francisco
Cenografia Céline Demars
Figurinos Ana Paula Rocha
Assistente de figurinos Carolina Duran
Luz Guilherme Frazão
Intérpretes Carlos Pereira, João Cabral, João Farraia, Luís Vicente, Pedro Walter, Teresa Mónica, e Maria Velez Araújo*
*Estagiária da ESTC
Companhia de Teatro de Almada
Mais informações em ctalmada.pt