Lisboa será palco, nos dias 15 e 16 de dezembro, do primeiro encontro anual do Open House Europe, um projeto de cooperação internacional co-fundado pela União Europeia. O evento, organizado pela Trienal de Lisboa, centra-se no tema da sustentabilidade urbana, abordando-o da micro à macro escala.
O programa inclui três debates, que serão transmitidos em livestreaming no canal youtube do Open House Europe.
Na sexta-feira, 15 de dezembro, às 16h30, o debate “Governação, Arquitectura e Sustentabilidade” abordará a importância das políticas públicas para a promoção da sustentabilidade urbana. Contará com a participação de Janet Sanz, vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelona, e Filipa Serpa, vice-presidente do IHRU.
No sábado, 16 de dezembro, às 10h, o debate “Sustentabilidade no Planeamento Urbano” discutirá os desafios e oportunidades para a sustentabilidade urbana, com enfoque em temas como a escassez da água, as ilhas de calor e os sistemas de abastecimento. Contará com a participação de Aurora Carapinha, arquitecta paisagista, Manuel Banza, especialista em ciência de dados, e Mariana Sanchez Salvador, arquitecta.
O terceiro debate, “Alcançar a Sustentabilidade em Arquitectura”, que terá lugar às 11h40, colocará em diálogo representantes de ateliers de arquitectura com iniciativas sustentáveis. Contará com a participação de Marta Álvarez Pastor, do Studio Vaumm, Gianandrea Barreca, do atelier Barreca & La Varra, e Francisco Adão da Fonseca, da Oficina Pedrêz.
O Open House Europe é um projeto que visa promover a cultura da arquitetura e da construção sustentável na Europa. A Trienal de Lisboa é uma instituição cultural portuguesa que promove a reflexão sobre a arquitetura e o urbanismo.
Este evento é uma oportunidade para conhecer as melhores práticas em sustentabilidade urbana e para debater os desafios e oportunidades que se colocam às cidades do futuro.
Trienal de Lisboa organiza Open House Europe Summit
Data: 15 e 16 de dezembro de 2023
Local: Palácio Sinel de Cordes, Lisboa
Entrada gratuita