A sessão de lançamento do catálogo da exposição Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira – um diálogo no tempo vai decorrer no próximo sábado, dia 3 fevereiro, pelas 16 horas, no Museu Nacional Soares dos Reis, contando com a presença de Teresa Gonçalves Lobo e do curador da exposição, Bernardo Pinto de Almeida.
Após a apresentação do catálogo, será realizada uma visita orientada pela artista à exposição.
Inaugurada no passado dia 25 janeiro, a mostra coloca em diálogo a nova exposição de desenhos de Teresa Gonçalves com obras de Domingos Sequeira, o grande artista português da transição do século XVIII para XIX. No diálogo que sustenta esta exposição, percebe-se como uma semelhante aproximação ao desenho e ao modo do riscar acontece nas obras destes dois artistas apesar da longa distância no tempo que os separa, mas cujo propósito de fazer nascer a forma desse uso do risco os aproxima.
Teresa Gonçalves Lobo nasceu em 1968 no Funchal. Vive e trabalha em Lisboa e no Funchal. Estudou desenho, pintura, gravura e fotografia no Ar.Co Centro de Comunicação Visual e no Cenjor, respetivamente. Teresa Gonçalves Lobo, cujo trabalho se iniciou há quase duas décadas, centrou-se logo de início no desenho, campo expressivo onde tem desenvolvido notável pesquisa. Tendo exposto em diversos espaços em Portugal, e também internacionalmente, é hoje representada em Inglaterra pela prestigiada galeria londrina WATERHOUSE & DODD, onde expôs quer individual quer coletivamente. O seu trabalho tem merecido uma grande atenção crítica, tendo sido objeto de ensaios monográficos de autoria de vários críticos e curadores portugueses como Nuno Faria, João Pinharanda ou Bernardo Pinto de Almeida. Teresa Gonçalves Lobo encontra-se representada em diversas coleções, privadas e institucionais, em Portugal e no estrangeiro.
A exposição tem o apoio mecenático da Fundação Millenium bcp e da Lusitânia Seguros, bem como o apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.