Embratur Lança Campanha “Brasil for Foodies” em Lisboa

Embratur Lança Campanha “Brasil for Foodies” em Lisboa para Disputar o Título de Melhor Destino Gastronômico da América do Sul

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lançou em Portugal a campanha “Brasil for Foodies”, um movimento para dar mais visibilidade internacional à gastronomia brasileira. O Brasil está na disputa pelo título de “Melhor Destino Gastronômico da América do Sul 2024” no prestigiado World Travel Awards (WTA), conhecido como o “Oscar do Turismo”. O lançamento da campanha ocorreu no estande do Brasil durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma importante feira do setor realizada na capital portuguesa.

Uma Celebração da Diversidade Gastronômica Brasileira

A campanha “Brasil for Foodies” busca destacar a riqueza e a diversidade da culinária brasileira. O evento de lançamento contou com a participação da coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, do chef Guga Rocha, que apresentou o Cooking Show “Uma Viagem pelo Brasil”, e do jornalista Rafael Tonon, vencedor do prêmio de Melhor Jornalista Gastronômico de 2023 pelo Guia Identità Golose.

O chef Guga Rocha fez uma breve comparação entre produtos gastronômicos do interior do Brasil e ingredientes europeus cosmopolitas, destacando o alcance internacional da cozinha brasileira. “Para mim, pequi e trufa, mesmo sendo um produto caríssimo, não têm diferença alguma”, afirmou.

Freixo ressaltou que “o Brasil tem uma culinária diversa, resultado de um país extenso, com a maior biodiversidade do mundo. Cada prato típico de cada região conta a história de nosso povo”.

Valorizando os Produtos Locais e a História da Gastronomia

O presidente da Embratur enfatizou que a gastronomia não se resume apenas ao que comemos. “O Brasil com ‘S’, do sabor, também é do saber. A comida tem sempre uma história. Temos que valorizar os produtos da nossa terra, conhecê-los, entendê-los e utilizá-los”, destacou. Ele convocou os brasileiros a votarem no site da WTA para que o Brasil conquiste o merecido título de melhor destino gastronômico da América do Sul.

A diversidade cultural e a influência das diversas imigrações ao longo da história tornam a gastronomia brasileira única e rica. “Somos um país continental, com cozinhas regionais marcantes. Em termos de produtos, é difícil bater o Brasil, que produz desde azeite até vinhos premiados mundialmente, além de queijos e cafés”, afirmou Rafael Tonon.

 

Fonte: Embratur