Quinta edição realiza-se de 13 a 15 de setembro no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova e já tem primeiro lote de artistas confirmados.
Festival com entrada gratuita está de volta a Coimbra, numa nova localização, mas com o mesmo desígnio de explorar a elasticidade das fronteiras da música experimental. O espaço escolhido para a quinta edição foi o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, espaço emblemático da cidade localizado na margem esquerda do rio Mondego.
Entre as primeiras confirmações encontra-se o inquietante trio psicadélico Hidden Horse, o dancehall industrial de B4MBA, os sons futuristas da diáspora latina com Bitter Babe, o hip-hop experimental dos italianos Talpah & Deepho e as texturas e ritmos suaves do ambient com carolf.
O festival organizado pela Casa das Artes Bissaya Barreto deixa de se realizar no jardim da Av. Sá da Bandeira, que entrou recentemente em obras. Maria Marques, diretora da Casa, refere que “a mudança de local é um desafio enorme, que também tem como objetivo chegar a audiências mais alargadas, suscitando a curiosidade e o gosto pela música mais exploratória”.
Criado em Toulouse, em 2002, o festival Les Siestes pretende levar a jardins nos centros das cidades de todo o mundo, uma programação comprometida com o futuro da música. Sempre com entrada livre, o festival já passou por metrópoles como Paris, Berlim, Riga, Cairo, Haia, Kyoto, Montreal, Brazzaville, Buenos Aires, Amesterdão, Seul, Leipzig, Milão, Roma, Conacri e, claro, Coimbra.