Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro 2024 valoriza talento literário lusodescendente

A **Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM)**, em parceria com o **Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE)**, anuncia a nova edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro.

Este prémio literário tem como objetivo reforçar os laços dos portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro com a língua e cultura portuguesas, incentivando a produção de obras inéditas de ficção e poesia.

Com um prémio de 5.000 euros e a **edição da obra vencedora**, o concurso distingue trabalhos que promovam a difusão do património cultural em língua portuguesa. O júri é composto por três membros, um dos quais é indicado pelo MNE e outro pela INCM. Além disso, as candidaturas são submetidas **online**, e as obras devem ser inéditas, assinadas com pseudónimo e formatadas nos tipos de ficheiro aceites pelo regulamento.

As inscrições podem ser realizadas no portal da INCM ou no **Portal das Comunidades Portuguesas**, onde o regulamento completo e todas as informações adicionais estão disponíveis. As candidaturas decorrem de 1 de setembro a 31 de outubro.

O Prémio Imprensa Nacional não só reconhece o talento de autores que vivem fora do país, mas também estimula a sua inserção no circuito literário global, com apoio da **INCM** e do **MNE** para a publicação e promoção das obras laureadas em eventos culturais. Assim, o concurso mantém viva a ligação dos emigrantes à língua portuguesa, enaltecendo o seu contributo para a preservação e desenvolvimento da cultura literária.

Para mais informações sobre prazos e regulamento, consulte o site oficial