Estão abertas as inscrições para revisitar o legado do arquiteto de Hestnes Ferreira

A exposição “Hestnes Ferreira – Forma | Matéria | Luz” convida o público a revisitar a obra deste icônico arquiteto português, proporcionando uma oportunidade única de aprofundar o entendimento sobre suas criações. Como parte da programação, foi organizado um ciclo de visitas guiadas, que ocorrerá em locais emblemáticos projetados por Hestnes Ferreira.

Hestnes Ferreira: uma experiência singular

As visitas são orientadas por arquitetos, que trazem uma visão profissional sobre o uso de forma, matéria e luz na obra de Hestnes Ferreira. Cada visita será uma imersão no universo criativo do arquiteto, destacando como seus edifícios não apenas dialogam com o espaço, mas também refletem um compromisso com a funcionalidade e a estética.

Hestnes Ferreira – Forma | Matéria | Luz apresenta uma leitura sobre a obra do arquiteto Raúl Hestnes Ferreira (1931–2018) baseada no seu processo de trabalho, dominado pelo desenho a carvão e pela experimentação da arquitetura. Trata-se de um método profundamente disciplinar no qual as decisões de projeto emergem nas manchas carregadas dos traços firmes. Formas puras e tipologias clássicas enredam-se neste modo de fazer, sedimentando-se numa arquitetura robusta que explora as qualidades dos materiais na sua expressão natural, sem quaisquer filtros ou artifícios.

A arquitetura de Hestnes Ferreira alcança uma sublime intemporalidade, seja através da simplicidade formal, ou pela expressão da matéria. Neste contexto, o espaço é o elemento agregador, sendo a construção o alicerce que lhe confere peso e proporção. A luz e a sombra são essenciais neste itinerário de abstração, criando momentos de singularidade que se fundem inexoravelmente na experiência de cada lugar.

Inscrições gratuitas

No domingo, 24 novembro às 15:00 há visita ao Bairro Fonsecas e Calçada, com orientação de Michel Toussaint, arquiteto e investigador do Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design.

Integrada na programação dos 50 anos do 25 de Abril, a participação é gratuita, mas requer inscrição prévia. Interessados podem se inscrever neste link, garantindo sua vaga para explorar as nuances de um dos grandes nomes da arquitetura portuguesa.

Este ciclo não apenas celebra o legado de Hestnes Ferreira, mas também busca ampliar o conhecimento sobre a importância da arquitetura como forma de arte e expressão cultural. Exposição organizada pela Fundação Instituto Marques da Silva.

Programa

Domingo, 24 nov | 15h00
Visita ao Bairro Fonsecas e Calçada

Orientação de Michel Toussaint, arquiteto e investigador do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design
Bairro Fonsecas e Calçada, Lisboa

Integrado na programação dos 50 anos do 25 de Abril

 

Sábado, 11 jan | 15h00
Visita à Biblioteca de Marvila
Orientação de Paulo Tormenta Pinto, arquiteto, diretor do Dinâmia’CET-ISCTE e curador da exposição
Biblioteca de Marvila – Rua António Gedeão, Lisboa

 

Sábado, 22 fevereiro às 15:00
Visita ao campus ISCTE

Orientação de Bernardo Miranda, arquiteto e vice-reitor do ISCTE
ISCTE – Avenida das Forças Armadas, Lisboa

 

Sábado, 15 março às 15:00

Visita à casa de Albarraque

Orientação de Luís Urbano, arquiteto e investigador
Albarraque, Sintra