No âmbito das comemorações do centenário do nascimento do poeta Gabriel Raminhos, a sua família, com o apoio da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz, criou o Prémio de Poesia Gabriel Raminhos. Este concurso literário visa homenagear a memória e a obra do poeta reguenguense, promovendo a criação poética em língua portuguesa. O prazo para a apresentação de candidaturas termina no dia 14 de março de 2025.
Objetivo do Prémio
O Prémio de Poesia Gabriel Raminhos tem como objetivo celebrar a vida e a obra do poeta, incentivando a criação literária e a valorização da poesia em língua portuguesa. O concurso é aberto a todos os maiores de 18 anos, nacionais ou estrangeiros, que apresentem trabalhos inéditos.
Modalidade e Tema
Os participantes devem apresentar trabalhos na modalidade de décimas, subordinados ao seguinte mote, extraído da obra de Gabriel Raminhos:
“Numa lembrança me vejo
Nesta saudade por ti
Minha terra do Alentejo
Onde tão pouco vivi.”
Condições de Participação
- Podem concorrer todas as pessoas, nacionais ou estrangeiras, que apresentem trabalhos inéditos escritos em língua portuguesa.
- Cada trabalho deve ser apresentado em triplicado, em suporte de papel, e subscrito com um pseudónimo. O envelope com os poemas deve ser acompanhado de outro envelope fechado, contendo a identificação do autor (nome, morada e contacto).
- Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 14 de março de 2025 (data do carimbo dos correios), para a seguinte morada:
Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz
Rua Mouzinho de Albuquerque, nº 50
7200-390 Reguengos de Monsaraz
No exterior do envelope deve constar a indicação: “Concorrente ao Prémio de Poesia Gabriel Raminhos”.
Júri e Critérios de Avaliação
O júri será composto por três elementos de reconhecida idoneidade, aos quais está vedada a participação no concurso. Caberá ao júri a atribuição dos prémios, podendo, se assim o entender, atribuir até duas menções honrosas.
Prémios
Serão atribuídos os seguintes prémios, oferecidos pela família de Gabriel Raminhos:
- 1º Prémio: 400,00 euros, diploma e livros.
- 2º Prémio: 200,00 euros, diploma e livros.
- 3º Prémio: 100,00 euros, diploma e livros.
- Menções Honrosas: Diploma e livros.
Entrega dos Prémios
Os concorrentes premiados serão contactados atempadamente e deverão estar presentes ou fazer-se representar na sessão pública de entrega dos prémios, que terá lugar durante a Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz, em abril de 2025.
Disposições Finais
As situações omissas no presente regulamento serão apreciadas e decididas pelo júri.
Sobre Gabriel Raminhos
Gabriel Raminhos foi um poeta profundamente ligado à sua terra natal, Reguengos de Monsaraz, e à região do Alentejo. A sua obra reflete a saudade, a memória e o amor pela terra que o viu nascer. Este prémio é uma forma de perpetuar o seu legado e inspirar novas gerações de poetas.
Para mais informações, os interessados podem contactar a Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz através dos contactos disponíveis no seu site ou diretamente no endereço acima mencionado.