A partir de 30 de abril de 2025, o Hangar – Centro de Investigação Artística, em Lisboa, torna-se palco de uma experiência sensorial e conceptual singular com “F-A-C-E”, a mais recente exposição de João Ferro Martins. Nesta mostra, o artista reconstrói o espaço entre som, imagem e identidade, convocando rostos femininos de capas de vinil para uma nova orquestra visual.
Inspirado pela expressão ambígua “Notes from the Space” – proposta pelo Hangar como ponto de partida – Ferro Martins traduziu a metáfora espacial em linguagem musical. No pentagrama, as notas musicais nos espaços entre as linhas (F, A, C, E) compõem a palavra “FACE” na notação anglo-saxónica. E, assim, nasce uma reflexão que liga notação, rosto e representação.
Um jogo de espelhos entre som, género e mercado
A partir de capas de álbuns de mulheres artistas, João Ferro Martins constrói uma galeria de rostos que é também uma crítica velada à forma como o mercado molda a imagem da mulher na música. Este ready-made expandido torna-se instalação, pintura e palco. Cada composição é guiada por critérios visuais rigorosos, quase matemáticos, que amplificam o impacto das expressões, dos olhares, das poses — convidando o espectador a ouvir a imagem, a ler o som.
Concertos como extensão da obra
Complementando a exposição, um programa paralelo de concertos de música improvisada ocupará o espaço expositivo entre maio e junho, utilizando um palco/instalação concebido pelo próprio artista. Os espetáculos, todos protagonizados por artistas femininas da cena experimental, reforçam o eixo temático da exposição e expandem o seu território sensorial:
-
15 maio: Quatroconnection
-
22 maio: Joana Guerra
-
29 maio: Jejuno
-
5 junho: Clothilde
A entrada é gratuita e aberta a todos os que queiram mergulhar num universo onde som, rosto e arte se fundem em camadas conceptuais e afetivas.
F-A-C-E
30 de abril a 28 de junho de 2025
Quarta a sábado, das 15h às 19h
Hangar – Centro de Investigação Artística
Rua Damasceno Monteiro, 12 – Lisboa
Entrada livre
www.hangar.com.pt