20ª Bienal Sydney (2016)

m_monteiro_002_006Hoje dia 18 de março inaugura-se a 20ª Bienal Sydney, uma das mais importantes bienais de arte do planeta. Este ano o tema será “The future is already here – it’s just not evenly distributed” que em uma tradução simplificada seria: “O Futuro já está aqui – Apenas não foi igualmente distribuído”. Com uma abordagem crítica que reflete a diversidade moderna e suas diferentes realidade.

A Bienal de Sydney ficará aberta ao público do dia 18 de março até o dia 05 de junho, acontecendo simultaneamente em vários espaços da cidade Australiana ( Art Gallery of New South Wales, Artspace, Carriageworks, Cockatoo Island e no Museum of Contemporary Art Australia).

Com a direção artística de Stephanie Rosenthal, a bienal contará com a presença de mais de 200 obras de arte de 84 artistas provindo de 35 países. Uma verdadeira festa universal da arte contemporânea, a Bienal de Sydney é uma organização sem fins lucrativos criada em 1973 pelas fundações Founding Governor Franco Belgiorno-Nettis e Founding Patrons Transfield Holdings. Realizada a cada dois anos, a Bienal é uma exposição de três meses, repleta de atrações e atividades relativas ao mundo das artes como exibição de obras de arte, performances, fóruns, visitas guiadas, entre outros eventos especiais.

Desde a sua criação em 1973, a Bienal de Sydney tem proporcionado uma plataforma internacional para a arte contemporânea inovadora, apresentando o trabalho de cerca de 1.600 artistas de mais de 100 países. Em sua 20º edição artistas como Korakrit Arunanondchai, Nina Beier, Mike Parr, boychild, Johanna Calle, Marco Chiandetti entre outros, estarão apresentando seus trabalhos nesta que é umas das mais antigas bienais de arte em atividade no mundo ao lado da Bienal de Viena (Itália) e a Bienal de São Paulo (Brasil).

Mike Parr, ‘The side I least like’, (1998–2013). – Reprodução site 20º Beinnale of Sydney

 

m_monteiro_002_001
Korakrit Arunanondchai performance – Reprodução: site 20th Biennale of Sydney

 

Richard Bell – Reprodução: site 20th Biennale of Sydney

 

Nina Beier – Reprodução: Site 20th Biennale of Sydney

 

boychild performance – Reprodução: Site 20th Biennale of Sydney

 

Deixe um comentário