ABAPORU DE VOLTA A SUA TERRA

Atualmente em posse do empresário argentino Eduardo Costantini, que a comprou em 1995 por cerca de US$ 1,43 milhões, a obra o “Abaporu”, da artista plástica brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973), voltará a terras tupiniquins para uma estadia durante os jogos olímpicos 2016.

Quadro icônico do movimento antropofágico, iniciado por Mário de Andrade, esposo da artista, Abaporu significa em língua indígena “homem que come carne humana”. O Abaporu foi pintado pela artista paulista em 1928, em óleo sobre tela, e possui 85cm x 72cm. Hoje passa a maior parte do tempo exposto no Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (MALBA), Argentina.

A obra ficará em exposição no MAR (Museu de Arte do Rio) na mostra “A Cor do Brasil” que ocorrerá no período das olimpíadas. Trazendo uma retrospectiva da história da arte brasileira a partir do século XVIII até os anos 1970, a mostra “A Cor do Brasil” contará ao todo com obras de 130 artistas nacionais.

Tarsilla do Amaral será homenageada em 2017 com uma retrospectiva de sua obra em dois do mais importantes museus americanos. O “Abaporu” estará entre os trabalhos apresentados na mostra que será inaugurada em outubro no Art Institute of Chicago, indo em seguida para uma temporada no MoMA, em Nova York.

One Reply to “ABAPORU DE VOLTA A SUA TERRA”

  1. Was totally stuck until I read this, now back up and runngni.

Deixe um comentário