COLEÇÃO DO CASAL REAGAN VAI A LEILÃO EM SETEMBRO

Irving Amen, We Want Chocolate (1966), óleo sobre tela (55.2 x 80.6 cm.) | Fonte: christies.com

Em tempos de corrida presidencial nos Estados Unidos da América, onde Donald Trump se destaca por posições e frases lamentáveis, a arte pode aparecer como um elemento apaziguador entre republicanos e Democratas com algum orçamento para daiquiri arte com selo presidencial. Isso porque a renomada casa de leilão Christie’s apresenta em setembro 260 lotes de arte e design pertencentes ao casal Reagan.

40.º presidente americano (1981 – 1989), Ronald Reagan, como Trump, veio do mundo do entretenimento, mas aparentemente as comparações param por aí. O ex-presidente americano, considerado o “vencedor” a guerra fria, foi Democrata até 1962, quando por divergência ideológicas deixou os democratas para ingressar no rival Republicando, tornar-se uma das figuras mais influentes do partido. O leilão da Christis não foge do óbvio viés político do momento e da figura de Reagan, mas o que as peças leiloadas mostram é o caráter pessoal e privado do presidente e da ex-primeira dama Nancy, falecida em 6 de março deste ano (2016) aos 95 anos.

Engraçado lembrar que uma foto de Ronald Reagan foi o cartão de visitas ao mundo do que viria a ser um dos mais célebres fotógrafos da história, Sebastião Salgado. O fotografo brasileiro sentiu na pele como o destino, muitas vezes, conspira a favor mesmo parecendo que tudo deu errado. Salgado, ainda fotografo de impressa, chegou atrasado a uma coletiva do então presidente americano Ronald Reagan. Com o atraso, o fotografo não consegui adentrar no recinto onde ocorria a coletiva. Para não ficar sem registros do acontecimento, Salgado dirigiu-se para o local de onde sairia a delegação do presidente. O que aconteceu em seguida foi que Sebastião Salgado era o único fotografo na hora e no local onde Ronald Reagan sofreu um atentado. A foto do presidente americano sendo baleado tirada por Salgado correu o mundo. Depois deste incidente, se Salgado já era conhecido no meio da fotografia, passou a ser um dos mais badalados fotógrafos do planeta na ocasião. Com um trabalho fantástico Salgado foi muito além do foto jornalismo, para mim Sebastião Salgado é um dos grandes mestres da fotografia. Mas o texto é sobre o leilão da família Reagan e infelizmente não tem nem uma peça do Sebastião Salgado nos lotes.

Sobre a Colecção

Frank Sinatra, Abstract Landscape (1983), lithografia em cores sobre papel. (774 x 120 mm.) | Fonte: christies.com

A “The Private Collection of President and Mrs. Ronald Reagan” na Christie’s (NY), apresenta um espólio variado que vai de móveis de coleção, obras decorativas de arte, livros, recordações, jóias, pinturas e até gravuras do casal. O material se encontrava na casa dos Reagan em Bel-Air, endereço “high society” da Califórnia. A casa foi vendida ao milionário americano, A. Jerrold (Jerry) Perenchio, por 15 milhões de dólares em julho deste ano.

As peças da coleção privada do casal Reagan poderá ser vista na Christie’s em Nova Iorque entre os dias 17 e 20 de setembro. O leilão, que ocorrerá nos dias 21 e 22, será transmitido ao vivo on-line. Algumas peças possuem preços iniciais “até atrativos”, para colecionadores e interessados em arte e coleções. Por exemplo; uma tela produzida, nada mais nada menos que por Frank Sinatra, que apesar de não ser um pintor famoso foi uma das lendas do Jazz, possui estimativa inicial de preço entre 800 e 1.200 dólares. Para uma pintura que esteve na parede da casa do casal Reagan, foi pintada por Frank Sinatra e é, do ponto de vista artístico, interessante, o preço está bem em conta. Quem quiser, e puder, investir ou está somente curioso para ver o espólio, todos os lotes podem ser visitados no site da Christie’s, como também pode-se fazer o registro para participar do leilão.

 

Coluna – Marco Monteiro 
Marco Monteiro, brasileiro, Natal, RN, Brasil, 1975. Artista, designer, arqueólogo, ecritor e pesquisador, autor do livro didático “Artes Visuais – 2º Período” (História da Arte – Editora Geração Digital – Brasil – 2013) co-editor do “Arte351 Magazine” e Doutorando em Teoria e História da Arte. www.mmonteiro.com

Deixe um comentário