O AMIGO AMERICANO

Não estou me referindo ao belíssimo filme de 1977, de Wenders, uma adaptação da obra de Patricia Highsmith; mas sim ao fotógrafo argentino Daniel Mordzinski, que ao longo de quase quatro décadas tem se dedicado a fazer uma mapa imagético da literatura ibero-americana e daí a sua alcunha de O fotógrafo dos escritores.

Mordzinski, um americano, do sul da América do Sul, com muita sensibilidade (uma sensibilidade literária) pede licença aos escritores retratados e os veste na pele de personagens reais, eles mesmos (ou imitações do real, já que somos sempre um outro em cada máscara).

Objetivo Mordzinski – uma viagem ao coração da literatura ibero-americana é isso mesmo… uma mergulho direto ao coração daqueles que nos tem proporcionado tantas e tantas boas obras, horas, histórias, ao longo de suas vidas de escrita. É esta visão além das palavras, que está vincada, latente até, em cada imagem aqui exposta na Casa da América Latina, em Lisboa.

Fotografía libre de derechos exclusivamente en el marco de la promoción de la exposición “Objetivo Mordzinski”, en Lisboa.

 

Fotografía libre de derechos exclusivamente en el marco de la promoción de la exposición “Objetivo Mordzinski”, en Lisboa.

Mais do que escritores, o que Daniel Mordzinski nos apresenta são amigos, pessoas do nosso círculo mais próximo. Uma intimidade que transparece ao visitante. Também somos, como expectadores, através da visão do fotógrafo, esta pessoa próxima, amiga, que priva dos seus momentos únicos. Aqui, na exposição, o escritor não é distante, não é mítico, não é suas personagens… ele é literalmente exposto… É sim aquele que bebe um café connosco, joga à bola, corre na praia, calça as luvas de boxe ou, mesmo próximo, é aquele amigo imerso nos seus pensamentos, talvez personagem de si mesmo.

Fotografía libre de derechos exclusivamente en el marco de la promoción de la exposición “Objetivo Mordzinski”, en Lisboa.

Objectivo Mordzinski
Uma viagem ao coração da literatura ibero-americana
de Daniel Mordzinski
Casa da América Latina
Av. da Índia 110, 1300-300 Lisboa
Até 29 de Dezembro

avatar_renato_rosaColuna – Ozias Filho
Ozias Filho, brasileiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 1962.  Jornalista, Escritor, Editor e Fotógrafo. Tem publicado os seguintes livros: Poemas do Dilúvio, Páginas Despidas, O relógio avariado de Deus, Insulares (poesia); Só agora vejo crescer em mim as mãos de meu pai, Mensageiro das Estrelas (prosa); Santa Cruz, Ar de Arestas e Instagramo-te (Fotografia). É Editor nas Edições Pasárgada.