Showcooking de açorda alentejana e Tai Chi Chuan continuam no programa Verão – O melhor dos mundos possíveis do Centro Cultural Belém
A dar continuidade ao programa Verão, O Melhor dos Mundos Possíveis, nesta quinta (20), o Centro Cultural Belém – CCB recebe música e poesia de André Gago no Jardim de Orfeu, pelas 19h, com entrada livre. A lembrar que Para todas as atividades de entrada livre deverá levantar o seu bilhete 20 minutos antes do início, junto ao Jardim das Oliveiras.
20 DE AGOSTO
MÚSICA E POESIA:

Jardim de Orfeu
Ciclo de música e poesia de André Gago
QUINTA / 19H00 / JARDIM DAS OLIVEIRAS
ENTRADA LIVRE
Programa
Shakespearianas: André Gago com Maria João (voz) e João Farinha (teclados)
«Habituado a dizer poesia na companhia de músicos, comecei a compor para espetáculos em 2012, com os Beat Hotel. Depois surgiram as canções para A Flor do Lácio, e outras foram aparecendo, as Canções para Poetas. A parceria com Carlos Barreto é a mais antiga, a mais recente é com Maria João, pela mão de Shakespeare e pela música de João Farinha (…).» – André Gago
21 DE AGOSTO
CINEMA:

Ama-San (2016)
De Cláudia Varejão
SEXTA / 21H30 / PRAÇA CCB / 103 MIN. / M/12
5€
Um mergulho, a luz do sol do meio-dia atravessa a água a pique. O ar que está nos pulmões terá que chegar até que se consiga arrancar o abalone das rochas do fundo do Oceano Pacífico. Sem o auxílio de botija de ar ou outra ferramenta que potencie a capacidade de permanecer debaixo de água, o corpo é convocado a atingir o seu limite. Em Wagu, uma pequena vila piscatória da Península de Ise, Matsumi, Mayumi e Masumi, mergulham diariamente sem saber o que irão encontrar. Os seus corpos delicados em terra dão lugar a caçadoras no mar. Estes mergulhos são dados no Japão há mais de 2000 anos pelas Ama-San.
Uso obrigatório de máscara.
Lave e desinfete as mãos com regularidade.
Respeite as marcações de distanciamento.
22 DE AGOSTO
Tai Chi Chuan
Mafalda Costa / Escola de Bambu
SÁBADO / 10H / JARDIM DA PEDRA
ENTRADA LIVRE

Para todas as atividades de entrada livre deverá levantar o seu bilhete 45 minutos antes do início, junto ao Jardim da Pedra.
Junte-se a nós para fazer cinco aulas de Tai Chi Chuan que vão permitir desenvolver uma pequena sequência de 18 movimentos, que poderá praticar no futuro.
A prática do Tai Chi Chuan é considerada uma forma de prevenção e manutenção de saúde, pois diminui a tensão arterial, reduz o stress e a ansiedade, fortalece músculos e articulações, desenvolve a concentração e o foco, estimula o sistema nervoso e neurológico.
22 DE AGOSTO
Açorda Alentejana
Maria Schiappa no Centro Cultural Belém
SÁBADO / 11H30 / JARDIM DA PEDRA
ENTRADA LIVRE

Fácil e irresistível, à mesa de pobres e de ricos, venha aprender com Maria Schiappa a fazer uma verdadeira açorda alentejana e saiba um pouco mais sobre a sua história.
22 DE AGOSTO
Voice’n’Combo no Centro Cultural Belém
SÁBADO / 21H / PRAÇA CCB
5€

As longínquas origens do jazz cantam a dor do Homem prisioneiro e a sua esperança de libertação. Nasce nos campos de algodão e nas igrejas, celebra os funerais, difunde-se num vasto território, mas é em Nova Orleães que encontra o terreno mais fértil para crescer e ser uma arte relevante. Surge das inúmeras diferenças norte-americanas: entre pobres e ricos, felizes e infelizes, o campo e a cidade, negros e brancos, homens e mulheres, entre a velha África e a velha Europa. É uma arte de memória. Uma mistura explosiva de ritmos africanos e de elementos melódicos, harmónicos e formais da tradição europeia. Nesta identidade musical ressoam o lamento e o protesto contra a opressão, a luta pelos direitos civis, uma mensagem de esperança e a afirmação perante as adversidades. Ecoam duas guerras mundiais, a depressão económica e ao mesmo tempo a encarnação do drama da história dos EUA.
O programa deste concerto permite fazer um pequeno percurso pela história do jazz, evidenciando as diferenças entre épocas, valorizando as suas especificidades, revelando as permutas e influências que estas estabeleceram entre si.
Programa
James Cavanaugh & Arry Barris Mississipi Mud (arranjos de Kirby Shaw)
Billy Strayhorn & Duke Ellington Take the «A» Train
Cole Porter Night and Day (arranjos de Gwyn Arch)
Ira & George Gershwin Summertime
Ira & George Gershwin Foggy Day (arranjos de Russ Robinson)
Harry Warren & Mack Gordon Chattanooga Choo Choo (arranjos de Mack Huff)
John Aston & C. Skeets Tolbert Hit That Jive Jack (arranjos de Kirby Shaw)
Bobby Troup Route 66 (arranjos de Kirby Shaw)
Charlie Parker Billie ́s Bounce
Irving Berlin Blue Skies (arranjos de Alan Woods)
Irving Gordon Unforgettable (arranjos de Kirby Shaw)
Paul Desmond & Dave Brubeck Take Five (arranjos de Kirby Shaw)
Horace Silver Song for my Father (arranjos de Raymond Roberts)
Ira & George Gershwin I Got Rhythm (arranjos de Mark Hayes)
Ficha artística
Voice’n’Combo
Ariana Russo soprano
Rita Tavares contralto
Frederico Projecto tenor
Pedro Casanova baixo
Ricardo Correia saxofone
Mário Franco contrabaixo
Samuel Dias bateria
Miro Hipólito piano
23 DE AGOSTO
DJ CUT!S NO CENTRO CULTURAL BELÉM
DOMINGO / 18H / JARDIM DAS OLIVEIRAS
ENTRADA LIVRE

DJ de origem sul-africana, Jorge Dias começou no meio do djing no ano de 1998. Com os primeiros passos a serem dados nas áreas do rock alternativo, do trip hop e do nu jazz numa casa hoje extinta que dava pelo nome de ARTS. Conhecida como o braço «alternativo» do bar ANUBIS em Leiria, permitiu-lhe o tempo, a liberdade criativa e a profundidade na pesquisa musical para se ir afirmando. Cedo se apercebeu da importância do que é gerir noites para o coletivo, para o público, da comunicação que existe entre um DJ e o público que se quer envolver com a música e a dança.
Aproveitou para evoluir do trip hop para o hip hop e do nu jazz para a música house na sua nova residência. Ao mesmo tempo, e com o aumento do mercado tanto da semana como de fim-de-semana, a tendência para abordar uma estética pop acentuou-se. Aceitou em várias alturas do seu percurso a responsabilidade de assumir a residência em clubs e eventos open air.
Mantém a residência na mesma casa há 21 anos, tendo colaborado em diferentes projetos simultaneamente, abordando estéticas sonoras diferentes, do hip hop à eletrónica, do funk-soul ao indie e rock alternativo.
Ultimamente divide o seu tempo entre os seus DJ sets, a organização de eventos e concursos de captação de novos talentos da cena DJ, ministrando ainda workshops para interessados nesta arte.

