O LEFFEST regressa em novembro para a sua 14ª edição

leffest

O LEFFEST – LISBON & SINTRA FILM FESTIVAL anunciou os destaques da programação da sua 14ª edição, que decorrerá entre os dias 13 e 22 de Novembro, em Lisboa e Sintra.

O conceito desta 14ª edição teve como premissa o filme 2001 – Odisseia no Espaço. Inspirada no imaginário da ficção científica, de que o filme continua a ser o grande paradigma, a programação foi pensada num momento particularmente insólito da história global: um período de incertezas, que veio desafiar tanto do que outrora tomávamos por garantido.

Estão já escolhidos dez filmes na Selecção Oficial – Em Competição e muitos outros nas secções Fora de Competição e Sessões Especiais. Entre eles, contam-se as obras galardoadas com o Prémio de Melhor Filme nos três grandes festivais europeus que tiveram lugar este ano: Berlim, Veneza e San Sebastián, bem como várias das mais aguardadas obras do ano. Na sua 14ª edição, o LEFFEST volta a proporcionar ao seu público oportunidades únicas para assistir a alguns destes filmes em sala.

júri desta edição será composto por Peter Handke, uma das figuras maiores da literatura austríaca e de língua alemã; Frédéric Bonnaud, Director da Cinemateca Francesa; Cecilia Bengolea, bailarina, coreógrafa e artista visual; Gabriel Abrantes, um dos mais importantes jovens cineastas e artistas da actualidade; e Neville Wakefield, curador de arte e escritor. Cinco personalidades que irão marcar presença no festival e participar em diversos eventos e conversas com o público.

Na secção Homenagens e Retrospectivas, destaque para a obra do cineasta norte-americano Paul Thomas Anderson, que será exibida numa retrospectiva integral; para o jovem mestre das artes visuais, Clément Cogitore, que estará connosco para a projecção de várias das suas curtas e de uma longa-metragem; para o mais recente trabalho de restauro de Wong Kar-Wai, cuja obra será aqui homenageada através da exibição de cinco filmes restaurados em 4K; e para uma homenagem à Cinemateca Francesa através da exibição de obras restauradas seleccionadas por Frédéric Bonnaud.

No cinema, poder-se-ia argumentar que a questão mais importante a colocar sobre um filme não é a tradicional “o que vemos?” mas “com que olhos vemos o que vemos?”. Que perspectiva é que a câmara assume e a quem é que ela pertence? O ciclo temático “Os Olhares em Confronto”, com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco López, coloca-nos estas questões através de um conjunto de filmes exibidos em sete sessões duplas.

Retomando o tema central desta edição: o início do ano de 2020 “quebrou o nexo do mundo”, como escreveu o filósofo José Gil, quando surgiu algo para o qual vários cientistas e pensadores vinham alertando, mas que não esperávamos nem estávamos preparados para que acontecesse assim de repente e se espalhasse tão rapidamente pelo mundo inteiro: uma pandemia paralisou o planeta e, nos sectores das artes e da cultura, os efeitos foram devastadores. O simpósio “As Artes e o Público no Mundo Pós-Pandemia” questiona: entre a mudança e a continuidade, que mundo nos aguarda agora?

O segundo simpósio desta edição será organizado por ocasião do 25º Aniversário de Sintra – Património Mundial da UNESCO. Um passo importante para o reconhecimento dos interesses colectivos da humanidade, a classificação veio permitir uma renovada preocupação para com a conservação dos elementos culturais e naturais da paisagem de Sintra, tornando-se particularmente relevante numa altura em que a acção humana é cada vez mais desastrosa para com o seu passado, presente e futuro. Mas como conciliar a valorização do património com a vivência quotidiana da cidade?

Na 14ª edição do LEFFEST, retomamos a rúbrica CinemART, uma secção que procura explorar o cinema através da fusão com outras artes. O LEFFEST irá apresentar vários outros eventos, incluindo “Noche de Ronda”, um programa especial organizado por Salvador Sobral, e um concerto da Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II na cerimónia de encerramento do festival.

Entre outros convidados que serão anunciados em breve, o LEFFEST irá contar com a presença dos cineastas Paul Vecchiali, Christian Petzold, Mona Fastvold e Mathieu Amalric, da actriz Lilith Stangenberg e do actor Jean-Philippe Puymartin.

 

Programa das principais secções da 14ª edição LEFFEST

Seleção Oficial – Em Competição

“Dear Comrades!,” de Andrey Konchalovskiy
“Effacer l’historique”, de Benoît Delépine e Gustave Kervern
“In the Dusk”, de Sharunas Bartas
“Malmkrog”, de Cristi Puiu
“Orphea”, de Alexander Kluge e Khavn
“Sportin’ Life”, de Abel Ferrara
“The Best Is Yet to Come”, de Jing Wang
“The World to Come”, de Mona Fastvold
“Un soupçon d’amour”, de Paul Vecchiali
“Undine”, de Christian Petzold

Seleção Oficial – Fora de Competição

“Charlatan”, de Agnieszka Holland
“Falling”, de Viggo Mortensen
“Kajillionaire”, de Miranda July
“Mainstream,” de Gia Coppola
“Passion Simple,” de Danielle Arbid
“Rifkin’s Festival”, de Woody Allen
“Siberia”, de Abel Ferrara
“The Human Voice”, de Pedro Almodóvar

Os bilhetes para as sessões são colocados à venda no próximo dia 5 de novembro.